https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/issue/feedTrilhas - Revista de Extensão do IF Baiano2024-09-17T00:00:00+00:00Pró-Reitoria de Extensãoperiodicos.proex@ifbaiano.edu.brOpen Journal Systems<p align="left">"Trilhas", a Revista de Extensão do IF Baiano é um periódico eletrônico de divulgação do conhecimento produzido por servidores (docentes e técnicos administrativos em educação), estudantes do Instituto Federal Baiano e pesquisadores de outras instituições para toda a sociedade. O objetivo é registrar e divulgar trabalhos - originais e inéditos, em Português - elaborados por pesquisadores que apresentem resultados de extensão sobre atividades em educação, ciência, tecnologia e inovação.</p>https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/839Editorial2024-08-22T16:43:50+00:00Revista Trilhasperiodicos.proex@ifbaiano.edu.br2024-08-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baianohttps://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/829Botânica na escola: os desafios e as possibilidades numa turma do Ensino Médio2024-05-06T18:54:14+00:00ioneide dos Santos de Jesusioneidesantosz55@gmail.comAndréa Brasil da Silva Alcântarabra.adra21@gmail.comPatrícia Oliveira dos Santospatricia.santos@ifbaiano.edu.brLucas Pereira de Souza Santoslucasuesc@hotmail.com<p>O presente projeto visa proporcionar aos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, através do PIBID, a experiência de vivenciar a prática docente por meio da utilização de atividades práticas que contribuísse para o ensino da botânica no Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, localizado na cidade de Valença-BA. Durante o projeto, foram realizadas diversas atividades, incluindo a elaboração de uma enciclopédia de plantas e a construção de uma composteira. Essas ações auxiliaram não apenas na identificação da flora local, mas também na compreensão da relação entre os decompositores e a reciclagem da matéria orgânica no solo possibilitando a construção do conhecimento científico através de práticas educativas simples. As atividades proporcionaram o desenvolvimento das habilidades dos alunos na identificação e conhecimento das plantas, o estudo da anatomia botânica e a compreensão das interações entre as plantas e o ambiente em que estão inseridas. Em conclusão, a implementação desse projeto contribuiu não só para a formação escolar, mas também contribuiu para repensar o ensino da botânica em sala de aula, ao mesmo tempo em que os bolsistas experimentaram a vivência de serem educadores.</p> <p><strong> </strong></p>2024-09-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano