Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas <p align="left">"Trilhas", a Revista de Extensão do IF Baiano é um periódico eletrônico de divulgação do conhecimento produzido por servidores (docentes e técnicos administrativos em educação), estudantes do Instituto Federal Baiano e pesquisadores de outras instituições para toda a sociedade. O&nbsp;objetivo é registrar e divulgar trabalhos - originais e inéditos, em Português - elaborados por pesquisadores que apresentem resultados de extensão sobre atividades em educação, ciência, tecnologia e inovação.</p> pt-BR <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Linux Biolinum G';"><span style="font-size: medium;">Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação. </span></span></span></p> periodicos.proex@ifbaiano.edu.br (Pró-Reitoria de Extensão) periodicos.proex@ifbaiano.edu.br (Pollyanna Brasil / Jorge Luiz Peixoto Bispo) Fri, 20 Dec 2024 14:34:27 +0000 OJS 3.3.0.18 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/857 sr Santos (Autor) Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/857 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 (Re)pensando a Educação Financeira no contexto da Educação Profissional e Tecnológica https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/855 <p>O presente trabalho propõe-se a analisar o atual cenário da Educação Financeira no Brasil, ressaltando a importância da inclusão dessa temática no currículo da Educação Profissional e Tecnológica, como estratégia para a formação integral do educando. Com o objetivo de compreender o panorama da Educação Financeira escolar, procurou-se analisar documentos norteadores da política pública nacional, identificando os principais avanços e desafios. Neste estudo, constatou-se que a Educação Financeira é um tema <br>relativamente novo no contexto escolar brasileiro, mas que tem se mostrado primordial na formação de sujeitos autônomos e conscientes. Por fim, defende-se sua abordagem de maneira crítica, contextualizada e interdisciplinar.</p> Debora Pereira Cotrim de Almeida (Autor) Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/855 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000