FORMAÇÃO CONTINUADA EM RECREADOR

Autores

  • Rafaela Pinheiro Lacerda IF Baiano Campus Xique-Xique http://orcid.org/0000-0003-4201-9386
  • Manuela de Oliveira Garcia
  • Maria Auricélia Ferreira Marques da Silva

Palavras-chave:

Lazer, Recreação, Formação Profissional

Resumo

O objetivo do curso de Formação Continuada em Recreador foi possibilitar a capacitação de profissionais para o trabalho com recreação em diversos segmentos da educação e do lazer. O curso foi realizado no segundo semestre do ano de 2018, no Ginásio Esportivo da cidade de Xique-Xique e no prédio provisório do IF Baiano Campus Xique-Xique. Contemplou carga horária de 80 horas, possuindo inicialmente 50 alunos matriculados, sendo finalizado com 27. O curso de Formação Continuada em Recreador cumpriu o seu objetivo inicial de formar futuros Recreadores em Xique-Xique e suas imediações. Devido à carência de lazer na cidade de Xique-Xique discutir essa temática com os alunos foi grandioso para que os mesmos percebessem as possibilidades de inserção profissional. Ademais, as propostas de construção de materiais, dinâmicas, jogos cooperativos, jogos competitivos possibilitaram a capacitação dos alunos para atuarem com a recreação em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Biografia do Autor

Maria Auricélia Ferreira Marques da Silva

Mestre em Educação Física. Docente do IF Baiano Campus Itapetinga. 

Referências

AWAD, H. Z. A. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático. Várzea Paulista (SP): Fontoura Editora, 2011.

DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular, São Paulo, Perspectiva, 1973.

DO BRASIL, Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

RIBEIRO, C. G. Monitor em Recreação. PRONATEC. IF Paraná. 2012.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)