EDIÇÃO ESPECIAL - Centenário de Paulo Freire: um legado atemporal

2021-06-07

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No ano de 2021, comemora-se o centenário do grande educador popular, filósofo e professor universitário Paulo Freire. É imensurável a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a compreensão do ser humano e da educação da/na contemporaneidade.

As categorias “freirianas” permanecem necessárias e pertinentes ao contexto atual da educação brasileira. As obras deixadas por Freire dialogam permanentemente com a problemática da educação, sobretudo com as questões da prática docente diante das fragilidades deste tempo. Os elementos centrais de suas obras enfatizam uma prática educativa emancipatória crítica e reflexiva.

Diante da relevante contribuição de Paulo Freire, e como forma de reconhecimento e fortalecimento da divulgação científica dos estudos que amparam-se na perspectiva crítica e emancipatória da educação, a Revista Trilhas/IF Baiano publicará uma Edição Especial “Centenário de Paulo Freire: um legado atemporal”, prevista para publicação em 30/09/2021.

Breve Biografia do Homenageado

Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife, Pernambuco no dia 19 de setembro de 1921, foi um dos maiores pensadores da pedagogia mundial. Suas obras contribuíram fortemente para o campo da Pedagogia Crítica. Faleceu no estado de São Paulo em 02 de maio de 1997.

Cursou Direito na Universidade do Recife em 1943, e dedicou-se especialmente aos estudos de filosofia e linguagem. Indica-se que ele nunca exerceu a profissão na área do Direito. Trabalhou como professor numa escola de Educação Básica lecionando Língua Portuguesa.

Desenvolveu significativos trabalhos na área de educação popular, principalmente na Alfabetização de Adultos. Propôs um método de alfabetização dialético, que primava pela formação da consciência política, pois para Freire (1988) “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

É considerado um dos brasileiros mais homenageados no mundo. Em sua trajetória de vida intelectual, obteve 35 títulos de Doutor Honoris Causa, entre 1988 e 2013, em reconhecidas universidades de 11 países. Após o seu falecimento, foram criados dezenove “Institutos Paulo Freire” no Brasil e em outros países. E podem ser encontrados projetos em vários países nos quais o pensamento e obra de Paulo Freire é referência central.

No dia 13 de abril de 2012, através da lei Nº 12.612, Paulo Freire passa a ser reconhecido como patrono da educação brasileira.

Objetivo desta Edição Especial

Esta edição especial na Revista TRILHAS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, tem como objetivo reunir a produção científico-acadêmica com foco nas categorias do pensamento “Freiriano” bem como na história e obra de Paulo Freire. Assim, espera-se que esta edição especial contribua para o reconhecimento e fortalecimento dos estudos do campo educacional que amparam-se na perspectiva crítica e emancipatória propagada por Freire, e ainda incentivar extensionistas, pesquisadores, professores e demais profissionais da área de educação submetam estudos qualitativos e/ou quantitativos com rigor científico necessário a esta obra.

Tópicos de Interesse

A publicação desta edição especial busca incentivar a submissão de trabalhos de extensionista, pesquisadores, educadores, estudantes e demais profissionais da educação envolvidos com a temática apresentada.

Nesta edição poderão submeter trabalhos comunidade Interna e Externa do IF Baiano.  

Os tópicos de interesse desta Edição Especial da TRILHAS incluem (sem, no entanto, estarem restritos a eles):

  • Vida e obra de Paulo Freire.
  • Paulo Freire e Pedagogia Crítica.
  • A perspectiva “Freiriana” para a Educação Profissional.
  • Paulo Freire e Prática Docente na Educação Profissional.
  • Avaliação Educacional sob a perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Extensão Acadêmica Cultural na perspectiva de Paulo Freire.
  • O Pensamento de Paulo Freire e as áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Educação.
  • Alfabetização e Letramento: perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Contribuição social e política de Paulo Freire para a Educação.
  • O pensamento de Paulo Freire e a gestão educacional.
  • A perspectiva emancipatória de educação nas diversas área do conhecimento e do currículo escolar.
  • Categorias do pensamento de Paulo Freire.
  • Educação inclusiva e diversidade sob a perspectiva da educação libertadora.
  • Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e a formação docente crítica emancipatória.
  • Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire.
  • Influências do pensamento de Paulo Freire para a Educação Infantil.
  • Pedagogia da práxis.
  • Paulo Freire e formação de professores
  • Paulo Freire e formação científica, técnica e tecnológica
  • Projetos de extensão, pesquisa ou ensino desenvolvidos com base no pensamento “Freiriano”

Datas Importantes

Submissões: 09/06/2021 a 30/07/2021

Publicação: 30/09/2021

Preparação e Submissão dos Artigos - Seguir as orientações descritas em Submissões | Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano

Critérios de Aceitação

Os artigos serão avaliados considerando os seguintes aspectos:

  • Aderência ao tema: o artigo está totalmente aderente aos tópicos de interesse da chamada?
  • Originalidade: O artigo é original (não tendo sido publicado anteriormente) e inovador?
  • Relevância: O artigo apresenta contribuições relevantes para a Educação?
  • Solidez técnica: O artigo apresenta método, análises e discussões consistentes e adequadas para o trabalho proposto?
  • Clareza da apresentação: O artigo apresenta estrutura clara para organização das informações?

 Corpo Editorial dessa Edição

Editor Chefe - Rafael Oliva Trocoli.

Editor Adjunto - Jorge Luiz Peixoto Bispo

Editora Adjunta - Pollyanna de Salles Brasil Barbosa

Editora Convidada - Lilian Pereira da Silva Teixeira