Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Utilize o template como base para escrever os trabalhos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Trilhas, a revista de Extensão, é um periódico eletrônico, lançado em 2021 pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Baiano, que tem como finalidade registrar e divulgar trabalhos, originais e inéditos nas áreas temáticas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Interdisciplinar.

Os campos de estudo priorizados no escopo editorial são: Agroecologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação do Campo, Educação Ambiental, Diversidade, Políticas Públicas, Economia Solidária, Estudos Agrários, Trabalho e Educação e estudos de caráter interdisciplinar.


SEÇÕES:

Editorial: Texto produzido pela direção da Revista ou por um convidado pela direção da Revista, de caráter opinativo ou informativo.

Boletim Técnico : Apresentação de informações técnicas importantes de forma sintética, didática, clara e simples, contendo um conjunto de informações baseadas em resultados experimentais consolidados através de projetos de extensão de relevância e interesse da população local, regional ou nacional (de 10 a 15 páginas). Devem conter: Título em português; Autor(es): Instituição vinculada/ campus; Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância); Desenvolvimento; Considerações Finais; Referências.

Artigos: Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de estudos que apresentem contribuição nova ao conhecimento (de 10 a 20 páginas, incluindo os anexos). Devem conter: Título em português e inglês; Autor(es): Instituição vinculada/ campus; Resumo e Palavras-chaves em português e inglês; Introdução; Material e Método; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referências. 

Obs.: Utilize o template como base para escrever seu artigo.

Template para Artigo

Relato de experiência: é um documento em que deve estar registrado todo o percurso desenvolvido pelo servidor em sua experiência de projeto de extensão. (de 8 a 10 páginas). Devem conter: Título em português; Autor(es) : Instituição vinculada/ campus; Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância); Desenvolvimento; Considerações Finais; Referências.

Obs.: Utilize o template como base para escrever seu relato de experiência.

Template - Relato de Experiência

Template - Seminário do Pibid e PRP do IFBAIANO campus Valença - Relato de Esperiência

Entrevista: Entrevistas com usuários de projetos/programas de extensão, com profissionais que atuam na área de extensão. Esse tipo de texto pode ter de 3 a 5 páginas e é publicado por convite ou iniciativa dos editores da revista.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 


1) Na primeira página (página de identificação) deverão obrigatoriamente constar: o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es),  a área da extensão em que o trabalho se enquadra, último grau acadêmico, campus e setor que trabalha, telefone celular e e-mail. 

2) No corpo do trabalho não deverão constar os nomes dos autores. Os trabalhos deverão ser apresentados sem identificação de autores como medida de sigilo. Os nomes dos autores, titulação e endereço de trabalho deverão ser apresentados apenas nos metadados da submissão;

3) As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas garantindo o Blind Review.

4) Todo o conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

5) Os trabalhos serão enviados para avaliação por pares a cega.

 

FORMATAÇÃO

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes aos autores”. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word, OpenOffice, BR Office ou LibreOffice, conforme as seguintes especificações:

Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5;

Tamanho do papel e margens: A4; superior: 3,0cm; inferior: 2,0cm; direita: 3,0cm; esquerda: 2,0cm.

Alinhamento: justificado

Recuo da primeira linha de parágrafo: 1,5cm

Palavras estrangeiras: em itálico

Caixa alta: apenas para as siglas (os títulos deverão sempre ser compostos de caixa alta e baixa).

Títulos e subtítulos: sem numeração.

Tabulação: não utilizar em nenhum ponto do texto.

Os trabalhos para publicação deverão ser escritos na norma padrão da língua portuguesa, de acordo com a descrição de cada tipo de trabalho e enviados em formato .DOC;

Os títulos deverão ser em negrito, tamanho 12;

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências deverão seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme os seguintes exemplos:

ASSAD, E.D.; SANO, E.E. Sistemas de informações geográficas: aplicações na agricultura. Brasilia: EMBRAPA-CPAC, 274p. ,1993.

MORELLI, Sérgio Luiz. Legislação Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: SEMACT, 2 ed., 544 p., 2001.

ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSSELO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/. Acesso em: 30 de julho de 2017.

MODESTO, N. Chuva alaga cidade. O GloboRio de Janeiro, p.3,10 mar.2007.

 

Uma alternativa para formatar as referências é a utilização do More - Mecanismo Online para Referências. O site foi criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é baseado na NBR 6023/2018, norma atualmente em vigor da ABNT que cria as regras para referências. 

 

 

FIGURAS E TABELAS:

Gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias aparecem no texto como figuras. Devem ser numeradas com algarismos arábicos e ter título autoexplicativo.

Indicar o local da inserção das figuras no texto. Figuras e tabelas deverão ser inseridas próximas de sua citação, não nos anexos.

Fotografias e fotomicrografias devem apresentar boa resolução (300 dpi).

Exemplos de citações no texto

1. Quando a citação possuir apenas um autor: ...Silva (2020) ou ...(Silva, 2020).

2. Quando possuir dois autores: Cardoso e Silva (2020) ou ...(Cardoso e Silva, 2020).

3. Quando possuir mais de dois autores: Silva et al. (2020) ou (Silva et al., 2020).

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

A Revista passará por um processo de revisão de texto e diagramação de layout.

À Pró-Reitoria de Extensão é reservado o direito de solicitar a revisão técnica das referidas submissões.

Os autores serão avisados sobre a publicação, prazo e demais ocorrências.

Todas as informações referentes à Revista estão disponíveis em periodicos.ifbaiano.edu.br

 

Artigo

Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de estudos que apresentem contribuição nova ao conhecimento (10 a 20 páginas, incluindo os anexos). Devem conter: Título (em português), Resumo e Palavras-chaves em português; Introdução; Material e Método; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referências.

Relato de Experiência

É um documento em que deve estar registrado todo o percurso desenvolvido pelo servidor em sua experiência de projeto de extensão. (8 a 10 páginas). Devem conter: Título em português; Autor(es) : Instituição vinculada/ campus; Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância); Desenvolvimento; Considerações Finais; Referências.

Seminário do Pibid e PRP do IFBAIANO campus Valença

Os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (PRP) são programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que por meio de sua Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), fomenta a iniciação à docência nos cursos de licenciatura, em regime de colaboração com as redes de ensino. Os programas foram implementados no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFBAIANO campus Valença, no período de outubro de 2022 a março de 2024. Como culminância dos programas será promovido o Seminário do PIBID e PRP do IFBAIANO campus Valença, com o objetivo de abrir um espaço de discussão de ideias, acompanhar o percurso formativo dos discentes e socializar as atividades desenvolvidas no âmbito dos programas.

 

Boletim Técnico

Apresentação de informações técnicas importantes de forma sintética, didática, clara e simples, contendo um conjunto de informações baseadas em resultados experimentais consolidados através de projetos de extensão de relevância e interesse da população local, regional ou nacional (10 a 15 páginas). Devem conter: Título em português; Autor(es): Instituição vinculada/ campus; Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância); Desenvolvimento; Considerações Finais; Referências.

Resumo Expandido / Trabalhos Externos

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Resumo Expandido / Trabalhos Internos sem Fomento

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Resumo Expandido / PIBIC EM/PIBIC Graduação/PIBIT

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Resumo Expandido / PIBID/PRP

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Resumo Expandido / PIBIEX Jr e Superior

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Resumo Expandido / Trabalhos da Pós Graduação

Seguir as orientações do Congresso no link: 

Normas do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.