CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE MEMBROS DA COMUNIDADE DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA EM RELAÇÃO A CRIAÇÃO DE ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO – MELIPONÍNEOS (APIDAE, MELIPONINI)

Autores

  • Marilia Dantas e Silva IFBaiano Campus Governador Mangabeira
  • Rose Helaine de Oliveira Nunes IFBaiano Campus Governador Mangabeira
  • Ana Paula Santana de Jesus IFBaiano Campus Governador Mangabeira

Palavras-chave:

meliponicultura, educação ambiental, ecologia.

Resumo

Dado seu papel ecológico na reprodução da vegetação nativa, a produção de méis saborosos e o elaborado comportamento social, os meliponíneos oferecem a possibilidade de desenvolvimento de temas relevantes no desenvolvimento da consciência ambiental e sustentabilidade como é o caso da meliponicultura, criação racional de abelhas sem ferrão. Esta é capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas. O presente projeto teve como objetivo a realização de um curso de meliponicultura, para membros da comunidade de Governador Mangabeira, que pode proporcionar a sensibilização e capacitação de todos envolvidos. O curso foi realizado no dia 31 de julho de 2019, e nele foi possível a discussão sobre diversos assuntos relacionados a conservação e criação dos meliponíneos, assim como foi possível a realização de algumas atividades práticas. Através de entrevista realizada com os participantes foi possível perceber que 80% teria interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, iniciando assim a criação de abelhas sem ferrão, o que mostra a importância de atividades que visem a conservação das abelhas e a promoção da aquisição de renda com a venda de produtos e subprodutos fornecidos pelas abelhas.

Referências

ALVES, R.M.O.; CARVALHO, C.A. L.; SOUZA, B. A.; JUSTINA, G. D. Sistema de produção para abelhas sem ferrão: uma proposta para o Estado da Bahia. Série Meliponicultura – N. 03. 2005.24p.
CARVALHO, C. A. L. ; ALVES, R. M. O. ; SOUZA, B. A. Criação de Abelhas sem ferrão: aspectos práticos. Cruz das Almas : Universidade Federal da Bahia / SEAGRI - BA. 2003. 42 p.
VILLAS-BÔAS, J. Manual tecnológico mel de abelhas sem ferrão. 1 Edição. Brasília. 2012.100p.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência