Desenvolvimento de Aplicativo e Sinalário Básico de Química
Palavras-chave:
Libras., Língua de Sinais, Ensino e aprendizagem inclusiva, Sinalário Básico de QuímicaResumo
Este artigo tem como objetivo narrar as etapas para a elaboração de um Glossário com termos técnicos em Libras orientados à área de química. A pesquisa começa com a busca dos termos identificados como chaves ou básicos para este campo. Foram considerados termos recorrentes em aulas e materiais didáticos do ensino médio. Contudo, incluiu-se termos da Licenciatura em Química do IF Baiano, visando a inclusão do aluno surdo deste curso. Isto funcionou como um norteador para o desenvolvimento do glossário. Espera-se facilitar a pesquisa dos sinais por estudantes surdos, intérpretes e demais profissionais que estudarão e atuarão neste campo da ciência de maneira inclusiva. Entre os benefícios esperados podemos listar:
- A consolidação de sinais com semântica coerente tornando-se um recurso didático para a comunidade surda.
- Promover a acessibilidade no campo da ciência.
- Fomentar o interesse dos estudantes surdos pela ciência e pela Química.
- Registro do pensamento e abstração de sujeitos essencialmente visuais.
- Incentivar e promover a didática visual.
- Cooperar com o aprendizado profundo dos alunos que se interessarem em aprender a se comunicar em Libras com uma linguagem técnica.
- Fundamentar a inclusão nas instituições de ensino.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em 03 de junho de 2022.
____________________________. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004.
Regulamenta § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em 03 de junho de 2022.
_______________________________. Lei n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
Regulamenta a Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o artigo 18 da Lei n. 10.098 de 19 de dezembro de 2000.Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 03 de junho de 2022.
_______________________________. Lei n. 13.146 de 6 de julho de 2015.
Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 03 de junho de 2022.
_______. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em 03 de junho de 2022.
Google. Blockly. Disponível em:<https://developers.google.com/blockly/guides/overview>. Acesso em 03 de junho de 2022.
Campello, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de surdos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
Educação emancipatória: entre experiências pedagógicas, 2021 diversidade e transgressões [Recurso eletrônico] / Izanete Marques Souza, Vera Lúcia Fernandes de Brito, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (orgs.). - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2021.
E-GUIA DO ESTUDANTE PLAY. Em:<https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/glossario-os-principais-conceitos-que-voce-encontrara-nesta-publicacao-a-estrutura-da-materia/>. Acesso em 17 de abril 2021.
FERREIRA, Lucinda. Por uma Gramática de Língua de Sinais, ed. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Nielson Firmino de Oliveira. TCC: Glossário de Libras para Química: Inovação no Ensino para Surdos. João Pessoa, 2017.
IUPAC. Gold Book. Compendium of Chemical Terminology. Disponível em:<https://goldbook.iupac.org>. Acesso em 24 de fevereiro de 2022.
______. About the IUPAC Compendium of Chemical Terminology (Gold Book). Disponível em:<https://goldbook.iupac.org/pages/about>. Acesso em 03 de junho de 2022.
SOARES, Lidiane. A Criação de um Ebook Bilíngue (Libras-Português): Uma Proposta de Inclusão no Ensino de Química.
UNIGRANRIO. O Ensino de Química em Língua Brasileira de Sinais. Joana Correia Saldanha. Duque de Caxias, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Marinho, Rosilene Silva. Neologismos em Libras: Um Estudo Sobre a Criação de Termos na Área de Química. Amazonas – AM, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Esilene dos Santos Reis. O Ensino de Química para Alunos Surdos: Desafios e Práticas dos Professores e Intérpretes no Processo de Ensino e Aprendizagem de Conceitos Químicos Traduzidos para Libras. Fortaleza, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.