A ABORDAGEM DE HISTÓRIAS DE VIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
(Auto)Biografia, Educação Profissional e Tecnológica, Histórias de vidaResumo
O presente artigo resultou da pesquisa bibliográfica em que discutiu o uso da (auto)biografia em pesquisas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica, ou seja, objetivou-se de modo geral caracterizar o estado do conhecimento sobre a pesquisa (auto)biográfica em publicações acadêmicas da modalidade Educação Profissional e Tecnológica, com recorte temporal de 12 anos (2010-2022) no repositório da Scielo, da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Foram tomados três pontos para reflexão: a concepção de Histórias de Vida acionadas pelos autores; os caminhos trilhados nas pesquisas; e as contribuições da pesquisa (auto)biográfica para a educação. O estudo apresentado constata que ainda se faz necessário maior uso da (auto)biografia em pesquisas na modalidade Educação Profissional e Tecnológica. As pesquisas preocuparam com o “vir a ser”, elemento essencial da pesquisa (auto)biográfica, associados, principalmente, a identidade, concepções, representações e saberes docentes. Os artigos que compuseram o corpus do estudo a partir de seus contextos singulares da pesquisa operam a pesquisa (auto)biográfica por via das entrevistas e estudos de caso destacando no texto as narrativas dos sujeitos participantes e inferências que possibilitam a compreensão da questão de pesquisa do artigo.
Referências
BRAGANÇA, I. F. de S., & Lima, R. P. Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 97(246), 290–304, 2016. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/261628641.
BRAGANÇA, 2018. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessi-turas-metodológicas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. et al. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 26 jul. 2022.
BARBOSA DE SOUSA, M. R.; CARVALHO MOURA, M. DA G. Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 11, p. 751-767, 2019. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767
BORTOLIN, L. C.; BRANCHER, V. R. SIGNIFICAÇÕES DA DOCÊNCIA EM ARTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9375, 2020. https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9375
CONCEIÇÃO, C. C. dos S.; MOTA, L. M. Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12889, 2021. https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12889
CRUZ, S. P. S.; VITAL, T. R. S. A construção da profissionalidade docente para a educação profissional: análise de concursos públicos para docente. Holos, ano 30, v. 02, 2014. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1999
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens Metodológicas na Pesquisa Biográfica. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira Revisão técnica de Fernando Scheibe. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez. 2012.
FEITOSA, R. de S. As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9951, 2021. https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9951
KLINGER, D. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 12, p. 11-30, 2008. Disponível em: https://abralic.org.br/downloads/revistas/1415542249.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ci-ência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2004.
MILLER, J. L.; MACEDO, E. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 948–965, 2018. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0018
MACHADO, Lucilia Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade. 2011, v. 32, n. 116. https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005.
MORAIS, J. K. C.; SANTOS, M. G. M.; BRANDÃO, P. A. F. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. 2017, v. 1, n. 12. https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5717
Souza, F. das C. S. Percurso formativo de engenheiros professores da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 98(248), 62–76, 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2883
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.