A ABORDAGEM DE HISTÓRIAS DE VIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Larissa Leslie Sena Fiuza Bispo Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Palavras-chave:

(Auto)Biografia, Educação Profissional e Tecnológica, Histórias de vida

Resumo

O presente artigo resultou da pesquisa bibliográfica em que discutiu o uso da (auto)biografia em pesquisas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica, ou seja, objetivou-se de modo geral caracterizar o estado do conhecimento sobre a pesquisa (auto)biográfica em publicações acadêmicas da modalidade Educação Profissional e Tecnológica, com recorte temporal de 12 anos (2010-2022) no repositório da Scielo, da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica e da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Foram tomados três pontos para reflexão: a concepção de Histórias de Vida acionadas pelos autores; os caminhos trilhados nas pesquisas; e as contribuições da pesquisa (auto)biográfica para a educação. O estudo apresentado constata que ainda se faz necessário maior uso da (auto)biografia em pesquisas na modalidade Educação Profissional e Tecnológica. As pesquisas preocuparam com o “vir a ser”, elemento essencial da pesquisa (auto)biográfica, associados, principalmente, a identidade, concepções, representações e saberes docentes. Os artigos que compuseram o corpus do estudo a partir de seus contextos singulares da pesquisa operam a pesquisa (auto)biográfica por via das entrevistas e estudos de caso destacando no texto as narrativas dos sujeitos participantes e inferências que possibilitam a compreensão da questão de pesquisa do artigo.

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Publicado

2023-12-22