O Comportamento Informacional dos Coordenadores de Colegiado de Curso de Graduação

Autores

  • Cristiane Ferreira Universidade Federal da Bahia UFBA
  • Profª. Drª. Ivana Lins

Palavras-chave:

Comportamento informacional. Coordenador de Colegiado de Curso. Necessidade de informação.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o comportamento informacional dos coordenadores de curso de graduação e sua influência nas atividades acadêmico-administrativas e na qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica que identificou as principais necessidades de informação dos coordenadores, bem como a sua relação com a gestão da informação nas IES. Os resultados indicam que o comportamento informacional dos coordenadores afeta significativamente a qualidade dos cursos, uma vez que influencia diretamente na tomada de decisão, na comunicação e na busca por novas informações. Sugere-se, portanto, que as instituições de ensino incentivem o desenvolvimento de competências informacionais entre os coordenadores, oferecendo treinamentos e suporte adequado para o acesso à informação. Ademais, é importante que sejam realizados estudos futuros para aprofundar a compreensão sobre a influência do comportamento informacional dos coordenadores na gestão das atividades acadêmico-administrativa nas instituições de ensino.

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Publicado

2023-08-09