Sala temática como ferramenta para promoção de relações étnico-raciais no ensino de química

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Resumo

Nesse trabalho é apresentado o relato de experiência de um projeto de ensino que teve como objetivo promover a aprendizagem de química de forma interdisciplinar empregando a sala temática como estratégia metodológica, em turma do 2° ano do ensino médio integrado com curso técnico em Química do IF Baiano Campus Catu, a partir de contribuições científicas de origem africanas, afro-brasileiras e indígenas. Também será relatada a vivência de estudantes do curso de Licenciatura Química do IF Baiano Campus Catu que participaram dessa atividade em seu estágio de observação. A estratégia de ensino se mostrou eficiente para aprendizagem do conteúdo dispersões químicas porque os estudantes conseguiram aplicar as informações teóricas a diversos sistemas de dispersões características da cultura africana e indígena, além disso, essa atividade ainda se mostra como uma medida afirmativa porque amplia a representatividade de grupos minoritários no ambiente escolar, o que a longo prazo pode contribuir com formação de cidadãos que não repliquem práticas racistas. O acompanhamento da atividade de ensino por estagiários do curso de Licenciatura Química do IF Baiano Campus Catu também despertou para a necessidade de se desenvolver na formação inicial do docente de química estratégias que os instrumentalizem para a valorização dos saberes de origem africana e indígenas em sua prática de ensino, visando torná-lo habilitados para desenvolver estratégias de ensino que incentivem a formação de cidadãos conscientes da diversidade étnico-racial no Brasil.  

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Publicado

2023-08-09

Edição

Seção

Relato de Experiência