Avaliação de vídeos do Youtube como ferramenta auxiliar ao ensino remoto e presencial

Autores

  • Cicero Eduardo Rezende Instituto Federal de Educação Ciencias e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes
  • Maria Luiza Simões Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes https://orcid.org/0000-0002-9259-1877
  • Igor Henrique Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes
  • Eduarda Camargo Domingues Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes https://orcid.org/0009-0006-7665-0466
  • Lara Guerra Rebello Amaral Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes
  • Marcos Magalhaes Souza Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Pandemia, Covid, Ead

Resumo

A pandemia do Covid-19 iniciou em 2020 e trouxe muitas mudanças no cenário mundial e no ensino gerou grandes adaptações, pois uma das medidas de enfrentamento ao vírus foi o distanciamento social. Frente a necessidade de continuidade no processo educativo de crianças e jovens, as secretarias de ensino recomendaram a utilização de tecnologias audiovisuais para contato virtual com os alunos e propuseram aplicar vídeos como material complementar aos assuntos tratados no plano de ensino. Vários entraves dificultaram a funcionalidade e eficiência do ensino remoto no país, porém, no ensino, frutos positivos foram colhidos. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é avaliar a usabilidade dos vídeos educacionais, no período de ensino remoto e presencial. Os dados utilizados foram coletados no canal “Ao Pibid e Além” do programa institucional de bolsas de iniciação à docência do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFSMG-Campus Inconfidentes, publicados na plataforma YouTube. Os vídeos foram separados em duas categorias, menores que três minutos e maiores que três minutos e 1 segundo. A normalidade dos dados foram testados através do teste Shapiro-Wilk e as médias testadas pelo teste t, ambos utilizando o software Rstudio, ao nível de significância p<0,05. Os vídeos tiveram maior número de visualizações durante o período pandêmico e os vídeos mais assistidos foram os com duração superior a três minutos. Conclui-se que o tema tratado nos vídeos influenciam no número de visualizações.   

Referências

Referências

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 28 abr 2023.

BORBA, R. C.; TEIXEIRA, P. P.; FERNANDES, K. O. B.; BERTAGNA, M. VALENÇA, C. R. SOUZA, L. H. P. de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153–171, 2020. DOI: 10.46667/revbio.v13i1.337. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/337. Acesso em: 28 abr 2023.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Disponível em: http://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 abr 2023.

COSTA, E. Vantagens da utilização de recursos de vídeo na educação. 2013. Disponível em:https://www.edgarcosta.net/recursos/video-recursos/vantagens-da-utilizacao-de-recursos-de-video-na-educacao/. Acesso em: 16 abr 2023.

DIAS, P. (2008). Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1); pp. 4-10. Disponível em http://eft.educom.pt , Acesso em: 17 abr 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; CORREIA, J. D.; HENRIQUES, S. Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-23, 21 nov. 2020. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426

GOULÃO, M.F. Ensinar e aprender em ambientes online: alterações e continuidades na (s) prática (s) docente (s). Ensinar e aprender online com tecnologias digitais, porto editora, p. 15-30, 2012. Disponível em :https://www.academia.edu/13445156/Leitura_cr%C3%ADtica_do_artigo_Ensinar_e_aprender_em_ambientes_online_altera%C3%A7%C3%B5es_e_continuidades_na_s_pr%C3%A1tica_s_docente_s . Acesso em: 29 abr 2023.

HODGES, CHARLES B. et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado online. 2020. EDUCAUSE Review.[SI], 2020 .Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17 . Acesso em: 27 abr 2023.

LIRA, J.; PEREIRA, M. K. S; DE ALBUQUERQUE, F.; ANDRÉ, F. RESENHA CRÍTICA. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 124-129, 2017.Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3504/350454067010.pdf . Acesso em: 27 abr 2023.

LUDOVICO, F. M.; MOLON, J.; BARCELLOS, P. D. S. C. C.; FRANCO, S. R. K. Covid-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 58-74, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166. Acesso em: 29 abr 2023.

MELLO SOUZA, M. S; DA SILVA VILELA,. Videoaulas de ciências no youtube como ferramenta educacional para o ensino fundamental na pandemia de covid-19. Ciência se faz com pesquisa!... Campina Grande: Realize Editora, 2021. 17 p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74045. Acesso em: 27 abr 2023.

MELO, I. V. As consequências da pandemia (COVID - 19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Docência no Ensino Superior) – Câmpus Ipameri, Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377. Acesso em: 29 abr 2023.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, p. 23-40, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321808065_Sobre_o_conceito_de_polidocencia_ou_sobre_a_natureza_do_processo_de_trabalho_pedagogico_na_Educacao_a_Distancia . Acesso em: 28 abr 2023.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: .https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Acesso em: 29 abr 2023.

NÓVOA, ANTÓNIO; ALVIM, YARA. Nada é novo, mas tudo mudou: um olhar sobre a escola do futuro. Perspectivas, v. 49, p. 35-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w. Acesso em: 29 abr 2023.

PAZZINI, D. N. A. (2013). O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Disponível em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 29: abr 2023.

PENTEADO, R. Z.; COSTA B. C. G. D. Trabalho docente com videoaulas em EAD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, V. 37, 2021 DOI:https://doi.org/10.1590/0102-4698236284 . Acesso em: 29 abr 2023.

ROCHA, M. B (Re) Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente. Revista Práxis, v. 12, n. 1, p. 207-2017, 2020. DOI:https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3489. Acesso em: 29 abr 2023.

RODRIGUES, T; ALMEIDA, L; DAL FORNO, L. formação de professores para uso de TDICS em sala de aula: revisão sistemática das produções brasileiras. In: Anais do V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONEDU-Olinda (PE) v. 2018. Disponível em:https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2597_06092018101445.pdf. Acesso em: 30 abr 2023.

RONDINI, C. A., P K. M., & D, C. D S. (2020). PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 41–57. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57 Acesso em: 29 abr 2023.

SCOLARI, C. A. (2018). Literacia transmedia: na nova ecologia mediática. Livro Branco do Projeto Transmedia Literacy, V.10, 2018. Disponível em LITERACIA TRANSMEDIA NA NOVA ECOLOGIA MEDIÁTICA. Acesso em: 29 abr 2023.

SELWYN, N. O uso das TIC na educação e a promoção da inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educação & Sociedade. v. 29, n. 104, p. 815-850, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300009 Acesso em: 29 abr 2023.

SOUZA FILHO, L. A et al. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PROPOSTAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 13, n. 3, p. 151-166, 2022.DOI:https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2252. Acesso em: 29 abr 2023.

SOUZA, A. DA S. et al. et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 29 abr 2023.

SRE CAMPO BELO. Apostilas do PET são gratuitas e disponíveis para todos os alunos da rede estadual de Minas. [S. l.], 5 abr. 2020. Disponível em: https://srecampobelo.educacao.mg.gov.br/index.php/licitacoes/9-noticias/289-apostilas-do-pet-sao-gratuitas-e-disponiveis-para-todos-os-alunos-da-rede-estadual-de-minas. Acesso em: 20 abr 2023.

WAHLBRINCK, F. Educação a Distância: o uso de vídeo aulas como recurso pedagógico. 2020. 47 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. Disponível em:https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24253/Wahlbrinck_Fabio.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 abr. 2023.

WANG, Y. O humor e a visualização da câmera em aplicativos móveis de vídeo curto influenciam a experiência do usuário e a intenção de adoção de tecnologia, um exemplo do TikTok (DouYin). Computadores no Comportamento Humano , v. 110, p. 106373, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373. Acesso em: 30 abr 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-09