ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA: PERSONAGENS DE MAYOMBE E NOITES DE VIGÍLIA NAS CENAS DE ANGOLA

Autores

  • Derneval Ferreira IFBAIANO
  • Adelino Santos UNEB

Resumo

A partir de pressupostos teóricos da Crítica Literária e da Nova História Cultural, o objetivo deste trabalho foi analisar traços de personagens dos romances Mayombe e Noites de Vigília, dos autores angolanos Pepetela e Boaventura Cardoso, respectivamente, não apenas como marcos do imaginário ficcional dos autores, mas, sobretudo, como representações da trama histórica recente de Angola, de que os autores foram ao mesmo tempo testemunhas e protagonistas, no sentido de que vivenciaram (e vivenciam!) seus reflexos no cotidiano do povo angolano. A análise dos romances permitiu concluir que muitas imagens representadas pela arte literária não são, simplesmente, reflexos da história, mas, sobretudo, demonstram formas de relacionamentos e pensamentos de sujeitos históricos com suas próprias histórias. Nessa  concepção, os sujeitos imaginários de Mayombe (os próprios agenciadores da guerrilha), foram relacionados com as personagens de Noites de Vigília (atores que ajudam a recontar partes fragmentadas da história angolana) para que se tenha uma dimensão não apenas fictícia de elementos que recobrem a história política e cultural desse país, como também há possibilidade de se reconhecer sujeitos em suas mais variadas dimensões históricas. 

Palavras-chave: Mayombe. Noites de Vigília. Personagens. Guerrilha. Angola.

Referências

Referências:

BAKHTIN, Mikhail.. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. A. F. Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 1990.

CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CARDOSO, Boaventura. Noites de Vigília. São Paulo: Terceira Margem, 2012.

______. Entrevista: Entrevista realizada em Luanda, no dia 23 de fevereiro de 2005. In: CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania & MATA, Inocência (Org.). Boaventura Cardoso: a escrita em processo. São Paulo: Alameda, União dos Escritores Angolanos, 2005.

CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê, 2005.

HAMPÂTÉ BÂ, Hamadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Org.). História geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática/ UNESCO, 1980.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. Trad. São Paulo: Ática, 1992.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África: entrevista com René Holenstein. Rio de Janeiro: Pallas. 2009.

______. História Geral da África: introdução. São Paulo: Ática/Unesco, 2010.

KISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva: 1974.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares-comuns. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.

______. Pepetela: A releitura da história entre gestos de reconstrução. In: CHAVES, Rita & MACÊDO, Tania (Org.). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê, 2009.

PEPETELA, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Mayombe. 7. ed. Lisboa: Dom Quixote.1990.

Downloads

Publicado

2023-12-21