CULTURA E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRAS E FORMAÇÃO CONTINUADA NO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

Autores

  • Carlos Alberto Machado Noronha Ifbaiano campus Uruçuca

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira. Extensão. Formação

Resumo

Esse trabalho visa apresentar a experiência do curso de fomação continuada Ensino e divulgação da cultura e da história afro-brasileiras: caminhos e perspectivas para a luta antirracista , ofertado no ano de 2019 no campus Uruçuca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baiano. O curso teve como público-alvo educadores, produtores e ativistas culturais, turismólogos, guias de turismo, graduandos em licenciaturas e Turismo, técnicos administrativos e outros servidores do Ifbaiano. Seu objetivo foi discutir o ensino da cultura e da história afro-brasileira, bem como estratégias de sua divulgação em diversos espaços socioeducativos. Desse modo, são destcados os módulos do curso, seus respectivos temas, metodologias e principais discussões travadas durante os encontros com o público-alvo.

Referências

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 203p., 2018.
GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017, 154p..
KASHINDI, Jean Bosco Kakozi. Ubuntu: filosofia africana confronta poder autodestrutivo do pensamento ocidental. Entrevista concedida a Ricardo Machado. Disponível em: www.geledes.org.br/ubuntu-filosofia-africana- confronta-poder-autodestrutivo-do-pensamento-ocidental-avalia-filosofo/ Acesso: 20 dez. 2019.
MOREIRA, Adilson. O que é racismo recreativo? Belo Horizonte: Letramento, 2018, 164p.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999, 140p.
SANTOS, Gevanilda. Relações raciais e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2009, 94p.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983 (Coleção Tendências, Vol. 4), 88p.
TEIXEIRA, Caroline Santos. Lei 10.639/03: conflitos e obstáculos para sua aplicação no Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes em Ubaitaba- BA. Orientador: Carlos Alberto Machado Noronha. 2018. 27 f. Monografia (Especialização em Educação Científica e Cidadania). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Uruçuca, 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência