A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A TUTORIA DE PARES

Autores

  • Woquiton Lima Fernandes IFBAIANO

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Tutoria de Pares.

Resumo

A inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, sobretudo daqueles com deficiência é um grande desafio para as instituições de ensino. É preciso a construção contínua de estratégias e soluções de baixo custo, na busca de uma escola universal, capaz de acolher a todos. Neste aspecto, tecnologias assistivas, estratégias pedagógicas e outras soluções e serviços devem fazer parte para que o processo de inclusão tenha sucesso. Uma destas estratégias é a tutoria de pares, que é definida como uma “aprendizagem entre iguais”, em que um possa aprender com o outro, contribuindo para a sua socialização, interação, rendimento escolar, entre outros. Deste modo, foi realizado todo o planejamento previsto para execução de um curso online, com a atividade para 2 (duas) turmas sequenciais. As aulas foram gravadas com equipamento de áudio/vídeo apropriados e o uso de slides para apresentação do conteúdo. Gravou-se também vídeos das interpretes (libras) com o apoio dos servidores especializados. A transcrição dos áudios e a edição dos vídeos foram realizadas pelas monitoras participantes do projeto. Após a realização dos cursos, com 80 concluintes com êxito, os dados apresentados mostram que a avaliação do curso foi positiva em ambas as turmas, e que há potencial no uso da educação a distância para a formação continuada em educação especial e principalmente que o curso possibilitou a implantação ou melhoria (em caso de atividade semelhante) da prática ensinada durante o curso.

Referências

COLETA, Noémia; FERNANDES, Preciosa. Tutoria de pares com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: Uma via para a inclusão Revista Educação Especial em Debate, v. 2, n. 03 p. 61-84, 2017.

CORRÊA, Maria Helena Calazans. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Artigo Monográfico de Especialização — Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

DURAN, David; VIDAL, Vinyet. Tutoria: aprendizagem entre iguais: da teoria à prática; tradução Ernani Rosa - Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERNANDES, Woquiton Lima; COSTA, CAROLINA SEVERINO LOPES DA. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 39-56, 2015.

GONÇALVES, Teresa Maduro; RIBEIRO, Iolanda da Silva. Aprendizagem cooperativa e tutoria de pares entre crianças e adolescentes na escola. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. XII, p. 295-314, 2008.

SARTORETTO, Mara Lúcia. Inclusão escolar, um direito de todos os alunos, com e sem deficiência. 2017. <http://www.fmss.org.br/artigo-inclusao-escolar-um-direito-de-todos-alunos-com-e-sem-deficiencia/>. [Online; Acesso em: 30 Jan 2020].

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência