EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA DISCUSSÃO SOBRE GRAVIDEZ E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • Marcelo Felipe Nunes Amaral IF Baiano
  • Ana Liz Moreira da Silva e Silva
  • Adrielle Souza Oliveira
  • Lucas Cardoso Matos
  • Lúcia dos Santos Silva
  • Rosineide Braz Santos Fonseca IF Baiano

Palavras-chave:

Educação, Gravidez, ISTs, Ensino Fundamental

Resumo

Relato de experiência, desenvolvido por discentes pibidianos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês, sobre atividade didática realizada no Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos, localizado no povoado de Jenipapo, zona rural do município de Ubaíra - BA, sobre gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. O presente trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos dos discentes da unidade escolar e a existência de diálogo no âmbito familiar sobre gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, visando aprimorar o conhecimento dos educandos a respeito do tema, através de ações didáticas.

Biografia do Autor

Marcelo Felipe Nunes Amaral, IF Baiano

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês. Bolsista do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Edital CAPES 07/2018) no período de agosto/2018 a Janeiro/2020. 

Referências

ABRÃO, Humberto. Doenças sexualmente transmissíveis: saiba evitá-las. 6° ed. Belo Horizonte: Lê, 1991.

ALMEIDA, Marília de Almeida e. A promoção da saúde nas mídias sociais: Uma análise do perfil do Ministério da Saúde no Twitter. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: https://especializacao.fic.ufg.br/up/294/o/A_promo%C3%A7%C3%A3o_da_sa%C3%BAde_nas_m%C3%ADdias_sociais_-_Mar%C3%ADlia_Almeida.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis. O que são IST? Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist. Acesso: 03 fev. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 17. ed. São Pulo: Paz e Terra, 2001.

NASCIMENTO, Mirlene Garcia; XAVIER, Patrica Ferreira; SÁ, Rafaella Domingos Passos de. Adolescentes grávidas: a vivência no âmbito familiar e social. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 41-47, 2011. Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/adolescenciaesaude.com/pdf/v8n4a06.pdf. Acesso: 03 fev. 2020.

SILVA, Renan da. Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTs. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 221-238, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n57/1984-0411-er-57-00221.pdf. Acesso em: 11 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência