O tripé ensino-pesquisa-extensão e sua indissociabilidade na formação docente crítica e emancipatória

um relato de experiência do GESARH

Autores

  • Thécia Alfenas Silva Valente Paes IFBAIANO
  • Tharcilla Pessoa
  • Francisco Sampaio

Palavras-chave:

Paulo Freire, Vale do Jiquiriçá-BA, Educação Ambiental, práxis docente

Resumo

não se aplica, conforme template para relato de experiência

Referências

Arroyo, M.G. Dossiê - Paulo Freire: O legado Global. Artigo - Paulo Freire: outro paradigma pedagógico? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698214631.

Barreto, V. Paulo Freire para educadores. 6ª Ed. São Paulo: Arte e Ciência, 138 p. 2004.

Freire, P. Pedagogia do oprimido. 17ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 129 p. 1987.

Freire, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29a ed. São Paulo: Paz e Terra, 146 p. 1996.

Freire, P. Política e educação: ensaios. 3a ed. São Paulo: Cortez, 119 p. 1997.
Jacobi, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

Santos, G.S.; Pessoa, T. B. A.; Paes, T. A. S. V. Percepções das comunidades rurais do Vale do Jiquiriçá acerca da escassez de água. Meio Ambiente (Brasil), v.3, n.3, p. 017-029. 2021. https://doi.org/10.5281/zenodo.5118441

Silva, T.A.; Oliveira, W.D.S.; Sampaio, F.A.C. Etnoconhecimento de pescadores artesanais sobre a ictiofauna do Rio Jiquiriçá, Bahia. Ethnoscientia v.6, n. 1, p. 163-187. 2021. https://doi.org/10.22276/ethnoscientia.v6i1.375

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Relato de Experiência