Os JOGOS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE JOVENS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE
Palavras-chave:
Distorção Idade-Série, Jogos, Ludicidade, Leitura.Resumo
O presente artigo mostra que os jogos podem ser utilizados como ferramenta de desenvolvimento da leitura. A partir disso, o principal objetivo desse trabalho foi justamente analisar o uso dos jogos pedagógicos no desenvolvimento da leitura. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e pesquisa aplicada em uma turma do 5.º ano de uma escola da rede básica de ensino do município de Xique-Xique, Bahia durante o ano de 2019. O referencial teórico utilizado baseou-se nos conceitos de alfabetização, letramento, motivação, ludicidade e jogos, de acordo com o pensamento de autores como: ALFERES & MAINARDES (2019), OLIVEIRA (2017), SILVEIRA & SANTOS (2019). Expõem-se reflexões sobre os jogos e diagnósticos, abordando os tipos jogos e como os mesmos foram desenvolvidos em sala de aula, constatando-se que houve evolução na leitura dos alunos com distorção idade-série nesse contexto escolar descrito.
Referências
ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor. Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2000.
ALFERES, Marcia Aparecida; MAINARDES, Jefferson. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 27, n.102, p. 47-68, jan./mar. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601262>. Acesso em: 28 jun. 2021.
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999. Disponível em: . Acesso em: 20 maio, 2021.
AMARAL, Marlon Corrêa. Alfabetização e letramento: conceitos e suas relações. VI JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Dados Internacionais de Catalogação - na - publicação (CIP). Biblioteca da Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA. p. 113, Belém, 2013. Disponível em:< https://fibrapara.edu.br/docs/54-anais-6.pdf#page=115>. Acesso em: 30 maio, 2021
BARBOSA, Márcia Silvana Silveira. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. 2004. 234 p. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núcleo de Estudos e Pesquisas em trabalho, Movimentos Sociais e Educação – TRAMSE. Porto Alegre, 2004. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6668/000488093.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 30 julho, 2021.
BENTO, Joaquim R. O processo da leitura. Millenium, p. 171-178, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/672/1/O%20PROCESSO%20DA%20LEITURA.pdf>. Acesso em: 22 julho 2021.
CAFIERO, Delaine. Leitura como Processo: caderno do formador. (Coleção Alfabetização e Letramento). Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Disponível em: < http://t.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/LEITURA-PROCESSO-form.pdf> Acesso em: 28 julho,2021.
GIANGIACOMO, Micheli Cristina Paludeto Belaz; NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto. A influência da memória operacional nas habilidades de compreensão de leitura em escolares de 4ª série. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 1, p. 69-74, 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rsbf/a/Kpgv65NHc69CXDPJhwdQpXP/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 25 julho 2021.
GORSKI,Edair; FREITAG,Raquel Meister Ko. Ensino da Língua Materna. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Florionopolis, 2010. Disponível em: < https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/ensinoDePrimeiraLingua/assets/249/TEXTO-BASE_ELM_2010.pdf>. Acesso em: 25 maio2021.
KOPROSKI, Aline. O lúdico e a aquisição da leitura e da escrita na alfabetização: resgate das cantigas de roda. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim
Departamento de Linguística, Letras e Artes Curso de Letras. Erechim/RS 2012. Disponível em: < https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/2352.pdf>. Acesso em: 01 agosto 2021.
LOPES, Rita de Cássia Soares. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Dia a dia e educação, v. 9, p. 1534-8, 2017. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf>. Acesso em: 05 agosto 2021.
DE MORAIS, Joralice Cristina Virgínio; DE OLIVEIRA, Meyre Ester Barbosa. Sentidos Sobre Formação Docente E Currículo No Âmbito Do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC). Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 24, n. 43, p. 106-126, set./dez. 2019. Disponível em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9713>. Acesso em: 08 agosto 2021.
OLIVEIRA, Ricardo Stochi de. Jogos, brinquedos e brincadeiras. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017. 144 p.
PRADOS, Rosália Maria Netto. O que é leitura? Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, n. 16, Novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 fev., 2020.
SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogica. Parnaíba-PI/Brasil. Campina Grande, Realize Editora, 2012
SILVEIRA, Nádia; SANTOS, Jana. Jogos e dinâmicas para estimulação da inteligência linguística no ensino de língua portuguesa. SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. SIMPÓSIO AT089. Porto de Galinhas – Pernambuco, Brasil. 20 a 24 de agosto de 2019. Disponível em: < http://sites-mitte.com.br/anais/simelp/resumos/PDF-trab-0134-1.pdf>. Acesso em: 03 agosto 2021.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. (Coleção Alfabetização e Letramento). Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Panorama da distorção idade-série no Brasil. UNICEF, 2018. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/461/file/Panorama_da_distorcao_idade-serie_no_Brasil.pdf.> Acesso em: 28 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.