Os JOGOS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE JOVENS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE

Autores

  • Káthia Chrystina Guedes Levy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Palavras-chave:

Distorção Idade-Série, Jogos, Ludicidade, Leitura.

Resumo

O presente artigo mostra que os jogos podem ser utilizados como ferramenta de desenvolvimento da leitura. A partir disso, o principal objetivo desse trabalho foi justamente analisar o uso dos jogos pedagógicos no desenvolvimento da leitura. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e pesquisa aplicada em uma turma do 5.º ano de uma escola da rede básica de ensino do município de Xique-Xique, Bahia durante o ano de 2019. O referencial teórico utilizado baseou-se nos conceitos de alfabetização, letramento, motivação, ludicidade e jogos, de acordo com o pensamento de autores como: ALFERES & MAINARDES (2019), OLIVEIRA (2017), SILVEIRA & SANTOS (2019). Expõem-se reflexões sobre os jogos e diagnósticos, abordando os tipos jogos e como os mesmos foram desenvolvidos em sala de aula, constatando-se que houve evolução na leitura dos alunos com distorção idade-série nesse contexto escolar descrito.

 

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Publicado

2023-12-21