O Projeto Integrador à luz da teoria Freireana

Autores

Palavras-chave:

Projeto integrador. Animações. Currículo. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente artigo relata o desenvolvimento do componente curricular Projeto Integrador, a partir do olhar de dois estudantes que desenvolveram uma pesquisa acerca do uso das animações como ferramenta capaz de corroborar a formação de cidadãs e cidadãos críticos, conscientes, sujeitos de seu tempo, em conformidade com o pensamento Freireano. Ainda que em um período atípico diante da pandemia que assola o mundo, o uso da educação atrelada às tecnologias digitais possibilitou a prática da pesquisa e a consecução de resultados significativos, em especial por ter sido a referida pesquisa desenvolvida por estudantes do ensino médio integrado ao técnico, conferindo aos mesmos a possibilidade de adentrar ao mundo da pesquisa, de seus instrumentais e dando maior significado ao componente curricular denominado Projeto Integrador. Ademais, a temática por eles escolhida reflete que os mesmos vivenciam a prática da reflexão sobre seus processos de ensino e aprendizagem ao se debruçarem sobre as possibilidades de melhorias das mesmas.

Biografia do Autor

Maria Arlinda de Assis Menezes, IFBAIANO

Maria Arlinda de Assis Menezes. Pós-Doutora em Difusão do Conhecimento. Doutora em Desenvolviemnto Regional e Urbano. Docente de História. Campus Catu. 

Lucas Santos Castelão, IFBAIANO

Estudante do 4º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química do Campus Catu

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Publicado

2021-11-23