Estudando pronomes e verbos:

O ensino de Português como segunda língua para estudantes surdos

Autores

  • Tatiane Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano
  • Daniela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão.

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais. Língua Portuguesa como segunda língua. Surdez. Estratégias Didáticas

Resumo

RESUMO

 

Este trabalho discute o ensino de Português como segunda língua -– L2, utilizando a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua – L1. Temos como objetivo refletir sobre o estudo de pronomes e verbos no ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos. A metodologia de ensino foi pautada em Estratégias Didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de surdos. As análises deste estudo foram baseadas em duas atividades distintas, realizadas por quatro estudantes surdos, com faixa etária entre os 29 e 35 anos, do curso de extensão Libras-Português-Libras oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim.

 

Biografia do Autor

Tatiane, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Atua na área de Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial na perspectiva inclusiva. Integra o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim. Faz parte do Grupo de pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (GPEEPED) do IF Baiano. Mestre em Educação e Diversidade (MPED) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Libras pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e graduada em Pedagogia pela UNEB. 

Daniela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão.

Mestre em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE e em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos - IF Sertão Pernambucano. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuou como professora na rede municipal de educação de Juazeiro-BA, Petrolina-PE, Orocó-PE e na rede estadual de educação da Bahia. Foi bolsista no Projeto Escola Verde - PEV/UNIVASF e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/UNEB. Associada à Sociedade Brasileira de Ecologia Humana - SABEH e Associação Brasileira de Educadores Inclusivos - ANEI. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem, Educação Inclusiva, Educação e Diversidade, Infância, Representações Sociais, Ecopedagogia. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

Referências

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Publicado

2024-08-22