Estudando pronomes e verbos:
O ensino de Português como segunda língua para estudantes surdos
Palavras-chave:
Língua Brasileira de Sinais. Língua Portuguesa como segunda língua. Surdez. Estratégias DidáticasResumo
RESUMO
Este trabalho discute o ensino de Português como segunda língua -– L2, utilizando a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua – L1. Temos como objetivo refletir sobre o estudo de pronomes e verbos no ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos. A metodologia de ensino foi pautada em Estratégias Didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de surdos. As análises deste estudo foram baseadas em duas atividades distintas, realizadas por quatro estudantes surdos, com faixa etária entre os 29 e 35 anos, do curso de extensão Libras-Português-Libras oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim.
Referências
BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 07 de Ago. 2020.
CALVO CAPILLA; RIDD. A tradução como atividade contrastiva e de conscientização Horizontes de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 150-169, 2009. Disponível em:https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/issue/archive. Acesso em: 07 de Ago. 2020.
COUTO, A. Como posso falar: aprendizagem da língua portuguesa pelo deficiente auditivo. Rio de janeiro: aula Ed., 1988.
QUADROS, R.M; SCHIMIEDT, M. L. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem.
Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, R. M. de; CRUZ, C. R. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
TEIXEIRA, Vanessa Gomes; LEITÃO, Catarina Modesto de Carvalho. Flexão verbal em Libras e em Língua Portuguesa: Análise contrastiva. Revista Philologus, Rio de Janeiro: CiFEFiL Ano 19, N° 55., jan./abr.2013.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.