SALA DE AULA INVERTIDA UMA PROPOSTA QUE POSSIBILITA INOVAR E MOTIVAR O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS SILVA IF BAIANO
  • Hanna Pinheiro Mascarenhas
  • Karine Najla Souza de Jesus
  • Sinara Silva Neves Machado

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida, Ensino de Química.

Resumo

A Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida (SAI) é uma estratégia metodológica que tem potencial para mudanças na sala de aula e fora dela, incentivando a (re)significação da prática docente e a participação dos estudantes no processo de aprender. No intuito de compreender a sua utilização que realizamos uma Revisão sistemática de artigos voltados à área de Ensino de Química na educação básica que explorassem a SAI. Foram analisados artigos do âmbito nacional e internacional disponível nas plataformas de pesquisa Periódicos CAPES, SciELO e Google Acadêmico, onde se levou em consideração o local, contexto do uso da SAI, estratégias, objetivos e discussão das potencialidades e desafios do uso desta metodologia inovadora. Assim, a partir desse estudo foi possível perceber os benefícios alcançados pelos alunos no que se refere à autonomia, motivação para o trabalho em equipe, melhores desempenhos nas avaliações e aumento na integração entre a teoria e a prática, como também, os grandes desafios impostos pela mudança de metodologia, principalmente relacionados à utilização dos instrumentos tecnológicos que garantem na maioria das vezes a prática da SAI.

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Publicado

2024-08-22