PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SUPERVISORES SOBRE OS BOLSISTAS DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Educação;, PIBID;, Supervisão;, Subprojeto Biologia.Resumo
A docência está em um espaço de formação, que enfatiza o papel crucial da cultura escolar. O presente relato de experiência tem como objetivo investigar a percepção dos supervisores sobre a contribuição do Programa de Iniciação à Docência na formação inicial de futuros docentes do curso de licenciatura em ciências biológicas do instituto Federal baiano campus Valença no âmbito do subprojeto Biologia. O Pibid proporciona um contato intenso com a realidade escolar o que agrega um excelente processo de formação. Em termos metodológicos, foi realizada uma abordagem qualitativa, onde aplicou-se um questionário investigativo por meio eletrônico aos três supervisores vinculados ao subprojeto, abrangendo o impacto e a contribuição deles na formação dos licenciandos. Os resultados revelam a importância fundamental do professor supervisor no Programa PIBID para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, pois garante a presença e acompanhamento dos bolsistas, orientando suas atividades docentes com base em sua experiência.
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. 1994. Investigação qualitativa em educação. Porto, Porto Editora, 336 p.
GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli, E., E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S. FERRAGUT.; Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GARCIA, Carlos Marcelo. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009ª. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/3>. Acesso em: 13 mar. 2024.
GUIMARÃES, E. L.; ROLKOUSKI, E. SUPERVISORES DO PIBID: contribuições para a formação de futuros professores de matemática. Cadernos de Educação, Ufpel, n. 58, p. 41-59, jan./jun. 2018.
NUNES, João Batista Carvalho. Aprendendo a ensinar: um estudo desde a perspectiva da socialização docente. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, p.1-13, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2005. P. 15-34.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.