O Projeto de Residência Pedagógica na formação docente em dois Cursos Técnicos no Instituto Federal de Educação

Autores

  • Perimar Moura Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)
  • Eleilton Jesus Instituto Feedral de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Milena Silva Instituto Feedral de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Francielle Bomfim Instituto Feedral de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Franciele Moreno Instituto Feedral de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Natali Santos
  • Thécia Paes Instituto Feedral de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Educação técnica, Tecnologia da educação, Residência pedagógica.

Resumo

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Valença foi contemplado com o Projeto de Residência Pedagógica, contando com cinco bolsistas residentes que atuaram no próprio campus. No período de regência, assumiram turmas de 2° ano dos cursos integrados de Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroecologia, abordaram os temas Classificação dos Seres Vivos, Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi e Reino Plantae, utilizando diversos métodos como Visita Técnica, Recursos Tecnológicos, Aulas Práticas, Ilustração Científica e uso do celular como recurso fotográfico. Durante a prática pedagógica, observou-se a interação entre os estudantes e professores, houve muitas trocas de informações de cunho científico e conhecimentos populares sobre os temas abordados, além de desenvolver um movimento de protagonismo dos discentes onde eles puderam atuar de forma eficaz na construção do próprio material de estudo. Todos os procedimentos adotados foram bem-sucedidos, entretendo as turmas, estimulando a curiosidade sobre os temas e gerando uma interação ativa com os residentes. Cada residente, por sua vez, teve oportunidade de compreender o funcionamento de uma escola técnica, a dinâmica de sala de aula e a aplicação de metodologias ativas no ensino de Biologia, agregando essa experiência à sua formação como futuros docentes.

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Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Seminário do Pibid e PRP do IFBAIANO campus Valença