Concepções Educativas Freirianas e o uso das Tecnologias Digitais na promoção da Educação em Gênero e Sexualidade:

Um relato de experiência.

Autores

  • Patrícia Araújo Damasceno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Hyago Souza Batista
  • Anísia Gonçalves Dias Neta

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação, Teorias Freirianas, Tecnologias Digitais

Resumo

Introdução: O cenário pandêmico atual lançou luz, de uma forma jamais vista antes, sobre a necessidade da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Formal. Considerando todo o legado e a enorme influência de Paulo Reglus Neves Freire para as práticas educadoras na busca da formação de indivíduos críticos-reflexivos e livres das manipulações sociais, faz-se indispensável abordar o uso das tecnologias sob a óptica das teorias Freirianas. Em se tratando da promoção de uma educação em gênero e sexualidade, junto a jovens e adultos, cabe ressaltar que o uso das tecnologias tem sido indispensável para fomentar discussões e construir conhecimento durante a pandemia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo relatar a primeira atividade inteiramente realizada através de Tecnologias Digitais, desenvolvida pelo grupo de estudos em gênero e sexualidade. Metodologia: A atividade foi realizada por uma equipe multidisciplinar, tecida com base na abordagem socioconstrutivista e nas teorias de Paulo Freire. O encontro foi gravado mediante autorização de todos os participantes e teve suas falas transcritas, posteriormente, por meio de uma análise criteriosa do vídeo. Considerações Finais: O presente trabalho ressalta o caráter urgente de se promover a Educação em Gênero, levando esta discussão para além dos espaços acadêmicos, tendo o jovem como disseminador de conhecimento e agente social transformador.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Mapa dos assassinatos de Travestis e Transexuais no Brasil em 2017. Brasil, 2018. Disponível em: <https://antrabrasil.files.wordpress.com/2018/02/relatc3b3rio-mapa-dos-assassinatos-2017-antra.pdf>. Acesso em: 16 de dezembro de 2020.

BANDEIRA, L.M. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. Sociedade e Estado. Vol. 29, nº 2, 2014.

BARROS, S.C.V; MOURÃO, L. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicol. Estud. Rio de janeiro, 2020.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Ed. 5ª, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BOUERI, A. G. A violência contra mulheres trans e travestis começa em casa e continua do lado de fora. Gênero e Número, 2019. Disponível em: <http://www.generonumero.media/maioria-de-agressoes-mulheres-trans-e-travestis-ocorre-dentro-de-casa-revelam-dados-do-ministerio-da-saude/>. Acesso em: 31 outubro de 2020.

BUTLER, J. Sujeitos do sexo/gênero/desejo. In: BUTLER, J. Problemas de Gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CUBAS, M. G; ZAREMBA, J; AMÂNCIO, T. Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos, mostra levantamento. Jornal Folha de São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/brasil-registra-1-caso-de-agressao-a-mulher-a-cada-4-minutos-mostra-levantamento.shtml>. Acesso em: 30 de outubro de 2020.

CUNHA, T. Rotina de exclusão e violência. Correio Brasiliense, 2016. Disponível em <http://especiais.correiobraziliense.com.br/brasil-lidera-ranking-mundial-de-assassinatos-de-transexuais>. Acesso em: 16 de dezembro 2020.

FEDERICI, S. As Mulheres como novos bens comuns e como substituto das terras perdidas. In: FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FEDERICI, S. O capitalismo e a divisão sexual do trabalho. In: FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FRANCHESCHINI, M. Brasil é o quinto país do mundo em ranking de violência contra a mulher. Central Globo de Jornalismo, 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/11/brasil-e-o-quinto-pais-do-mundo-em-ranking-de-violencia-contra-mulher.html >. Acesso em: 30 de outubro de 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, p.78-79, 2005.

GADOTTI, M. Paulo Feire: Uma biobibliografia. Cortez Editora. São Paulo, 1996.

GOMEZ, M. V. Paulo Freire: Re-leitura para uma teoria da informática na educação. Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

KENSKI, V. M. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 10, p. 647-665, 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 24 de Julho de 2021.

LINO, T.R; MAYORGA, C. As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. Sau. & Transf. Soc. Florianópolis, 2016.

MENEZES, P. O conceito de família na Sociologia. Toda a Matéria, 2019. Disponível: <https://www.todamateria.com.br/familiasociologia/#:~:text=Na%20sociologia%2C%20a%20fam%C3%ADlia%20representa,pelo%20cuidado%20com%20as%20crian%C3%A7as>. Acesso em: 14 de dezembro de 2020.

SILVA, J.C.P; CARDOSO, R.R; CARDOSO, A.M.R; GONÇALVES, R.S. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 2021.

VALENTE, A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais. Vol. 1, n. 1, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Relato de Experiência