TECENDO REDES DE EQUIDADE: GUIA DE OFICINAS PARA O EMPODERAMENTO DE MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Liliane Madruga Prestes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Porto Alegre https://orcid.org/0000-0002-2570-8502
  • BÁRBARA CRISTINA DIAS DE MELLO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com mulheres egressas de cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Viamão, que integram o Coletivo de Mulheres Mãos que Criam. O estudo teve como objetivo investigar os desafios e as potencialidades para a implementação de práticas educativas que promovam a equidade de gênero em espaços não formais de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa utilizou referenciais teóricos de autoras que abordam a temática mulheres, educação e mundo do trabalho, entre as quais: Sueli Carneiro (2011), bell hooks (2015), Lélia Gonzalez (2020), entre outras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários e oficinas temáticas, com análise conduzida pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados destacam a relevância dos espaços coletivos para o empoderamento feminino e a construção de redes de apoio em contextos de vulnerabilidade. As informações foram sistematizadas mediando a criação de um Produto Educacional, no formato de um Guia de Oficinas, o qual se destina a inspirar outras iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero em diferentes contextos da EPT. Desse modo, o estudo visa contribuir para a ampliação de debates, bem como potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a equidade de gênero no contexto da educação e no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Liliane Madruga Prestes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia Habil.Mat.Pedag.do Ensino Médio - Normal e habilitação em Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - (1996) com formação complementar (capacitação) em Educação Infantil (1998) pela mesma Universidade, Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialização em Anos Iniciais - URI, Capacitação em Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais pela Federal Nacional de Surdos (FENEIS), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de estudos de gênero. Possui experiência na Educação Básica e Ensino Superior, incluindo a área de gestão universitária tendo atuado como Pró-Reitora de Ensino da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul além de ter coordenado cursos e programas institucionais. Integrou a equipe de coordenação pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como docente no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre nos cursos de licenciatura (Pedagogia e Ciências da Natureza: Biologia e Química), técnicos incluindo a Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação ofertado em rede nacional, Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, no qual exerce também a função de coordenadora adjunta local. Atua como líder do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio: interseccionando estudos sobre educação, gênero, raça/etnia, classe, geração e mundo do trabalho, cadastrado no CNPQ e certificado pelo IFRS. 

BÁRBARA CRISTINA DIAS DE MELLO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional PROFEPT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.Pós Graduação em Educação Inclusiva Centro universitário Barão de Mauá. (2014) Neuropsicopedagogia - Escola Valentia Educinter. (2015). Graduanda em Saúde Coletiva UFRGS. Graduação Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Técnico de enfermagem - Escola Factum (2000) Técnico Auxiliar em Administração - Fundação Bradesco (1989) Técnico profissionalizante Magistério- Conjunto Educacional Almirante Lamego (1989). Cursos de qualificação nas áreas de educação e saúde. O Valor do SUS- Segunda edição Regiões e Redes Caminhos para a Universalização da Saúde no Brasil. (2021) Extensão: Introdução à Capacitação para Ledor e Transcritor. (2019). Promotoras em Saúde da População Negra-SMS de Porto Alegre Universidade Federal- UFRGS. (2014). Avaliando Habilidades e Competências de pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no modelo TEACCH - Pandorga (2014) Capacitação de Professores para Educação a Distância- Ulbra Canoas (2012) Programa de Atualização em Enfermagem/ saúde do Adulto- PROENF- (2009) Formação de Educadores Prefeitura Municipal de Porto Alegre(2008). Dentro da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em saúde é qualificada em Reiki Usui Shiki Ryoho e Reiki Xamânico Maheoo Reiki .Possui experiência como :Supervisora dos Cursos de Formação Inicial Continuada do Programa Pronatec Mulheres Mil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Viamão. Nas áreas de Educação e Saúde, com ênfase em Ensino Aprendizagem. Docente em cursos de Aperfeiçoamento pelo Pronatec e Educação Básica. Professora de Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino em Viamão. Servidora Municipal em SMS / Técnica de enfermagem UTI HPS - PMPA, Psicopedagoga contratada Empresa Phoenix lotada no Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão. Fevereiro de 2023 a Agosto de 2024. Assessora Pedagógica - Núcleo de Políticas Inclusivas _ SME Viamão (2013/2015) Professora Temporária no Instituto Federal De Educação- IFRS(2014) Orientadora de Ensino em Orientação Profissional e Cidadania no módulo introdutório Jovem Aprendiz- Integrar Estágio e Efetivos Porto Alegre (2016 a 2023).Palestrante para jovens dos cursos médio integrado Instituto Federal Campus Viamão, tema Menstruação um novo ciclo carregado por atravessamentos. (agosto/2022). Palestrante para jovens aprendizes do Novo Lar com tema Transformação Puberdade, uma realidade vivida por meninos e meninas. ( agosto/2022). Palestrante para jovens aprendizes das turmas de aprendizagem profissional na INTEGRAR/RS. 2019. Instrutora na aula intitulada POLÍTICAS PÚBLICAS - SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, realizada no Hospital de Pronto. Idealizadora e fundadora do Coletivo Negro Alagbato Aruê, um coletivo formado por profissionais da saúde que tem o objetivo de combater todas as formas de preconceito com enfoque nas questões étnicos raciais. Participação ativa em movimentos sociais, homenageada no 5 Congresso Internacional de Educação, Segurança e Igualdade Racial. Troféu Honra ao Mérito (2019) Coletivo Face de Ébano. Participação como ouvinte na 13 edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018).Participação na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, Violência e pelo Bem viver. Brasília (2015). Organizadora do Primeiro Seminário em Saúde, Educação e Política Nacional da Saúde da População Negra no Hospital de Pronto Socorro SMS-PMPA (2015) Ouvinte no Segundo Congresso Internacional de Educação, Segurança, Saúde e Igualdade Racial Assembleia Legislativa do RS. (2015). Ouvinte no Primeiro Encontro Nacional das RAPS - Curitiba (2013).

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Publicado

2024-12-20