TECENDO REDES DE EQUIDADE: GUIA DE OFICINAS PARA O EMPODERAMENTO DE MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com mulheres egressas de cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Viamão, que integram o Coletivo de Mulheres Mãos que Criam. O estudo teve como objetivo investigar os desafios e as potencialidades para a implementação de práticas educativas que promovam a equidade de gênero em espaços não formais de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa utilizou referenciais teóricos de autoras que abordam a temática mulheres, educação e mundo do trabalho, entre as quais: Sueli Carneiro (2011), bell hooks (2015), Lélia Gonzalez (2020), entre outras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários e oficinas temáticas, com análise conduzida pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados destacam a relevância dos espaços coletivos para o empoderamento feminino e a construção de redes de apoio em contextos de vulnerabilidade. As informações foram sistematizadas mediando a criação de um Produto Educacional, no formato de um Guia de Oficinas, o qual se destina a inspirar outras iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero em diferentes contextos da EPT. Desse modo, o estudo visa contribuir para a ampliação de debates, bem como potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a equidade de gênero no contexto da educação e no mundo do trabalho.
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