IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Mirele da Silva Felix Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês https://orcid.org/0009-0002-3996-044X
  • Michely da Silva Felix Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês
  • Edilaine Andrade Melo Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês
  • Aline dos Santos Lima Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Interdisciplinaridade, meio ambiente, Pibid

Resumo

Com o crescimento populacional mundial, a produção de alimentos, que antes era realizada para atender às necessidades familiares, passa a ser realizada para atender a demanda comercial, por meio do monocultivo e da utilização de agrotóxicos para combater organismos considerados como “pragas” pelos agricultores. Esse insumo químico afeta os componentes bióticos e abióticos do planeta, comprometendo o seu bem-estar. Reconhecendo os danos causados pelos agrotóxicos e a necessidade da formação de cidadãos bem informados sobre as questões ambientais, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência da realização de um projeto de intervenção sobre o uso de agrotóxicos e destacar a importância da abordagem interdisciplinar nas discussões da educação ambiental. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica e um relato de experiência sobre a discussão do uso de agrotóxicos em uma escola de educação básica do Vale do Jiquiriçá. Esta experiência ocorreu durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Notou-se que quando trabalhado de forma interdisciplinar é possível abordar diversos aspectos desta problemática e desenvolver competências de diversas áreas do conhecimento simultaneamente. Portanto, observou-se a importância de debater esse tema utilizando diversas áreas do conhecimento nas escolas para formar cidadãos conscientes.

Biografia do Autor

Michely da Silva Felix, Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Licencianda em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)- Campus Santa Inês. Integra o Grupo de Pesquisa m Questões Agrárias do IF Baiano - NEQA (IFBAIANO/CNPq). Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (IFBAIANO/CAPES) no subprojeto "Projeto Interdisciplinar II de Geografia e Ciências Biológicas do Campus Santa Inês" (2022-2024), atuando na Escola Municipal José Lourenço Silva, Santa Inês/BA.

Edilaine Andrade Melo, Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Possui doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) , mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013), graduação em Ciências Biológicas Licenciatura também pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2007). Tem experiência nas áreas de Botânica, Ecologia, Etnobotânica e Ensino de Ciências. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Aline dos Santos Lima, Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Licenciada em Geografia (UNEB Campus V - Santo Antonio de Jesus), Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional com ênfase em Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional/Local (UNEB Campus V - Santo Antonio de Jesus) e Doutora em Geografia com ênfase em Análise do Espaço Geográfico, Linha de Pesquisa Análise Urbana e Regional. Eixo de Interesse: Organização do Espaço Rural (UFBA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: questões agrárias; movimentos sociais; reforma agrária; educação do/no campo; organização e produção do espaço; impactos do modelo de produção com uso de agrotóxicos; modelo agroalimentar baseado na agricultura familiar. Atualmente, é professora do IF Baiano Campus Santa Inês; Líder do Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias do IF Baiano - NEQA; e pesquisadora do Grupo de Pesquisa GeografAR/POSGEO/UFBA/CNPq. 

Referências

ADAMS, Fernanda Welter; MELO, Renata José de; NUNES, Simara Maria Tavares. A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 2, p. 1-e31985, 2021.

AUGUSTIN, Sergio.; RODRIGUES, Isabel Nader; LEONARDELLI, Pavlova Perizzollo; Sustentabilidade Ambiental: estudos jurídicos e sociais. IN: _. A influência da densidade populacional no desenvolvimento sustentável. V.32. Caxias do Sul. Revista Brasileira de Estudos de População, 2014.p. 89-104.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, [201-]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 out. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF, 5 out. 1988. Seção 1, p. 1. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 23 ago. 2023.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.839. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 30 ago. 2024.

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF, 28 abr. 1999. Seção 1, p. 138. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 5 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2024.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de. et. al. Interdisciplinaridade como paradigma inovador para a formação de professores de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 26, p. e29, 2022. DOI: 10.5902/2236499468164. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/68164. Acesso em: 29 out. 2024.

FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED- Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, p. 911, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. O legado de Josué de Castro. Canal do Centro de Formação Paulo Freire, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sfxxvG3waUs>. Acesso em: 19 ago. 2020.

FERREIRA, Franchys Marizethe Nascimento Santana; HAMMES, Care Cristina; AMARAL, Kelly Cebelia das Chagas do. Interdisciplinaridade na formação de professores: rompendo paradigmas. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 1, n. 4, p. 62-76, 2017.

FREITAS, Breno Magalhães; SILVA, Cláudia Inês. O papel dos polinizadores na produção agrícola no Brasil. Associação Brasileira de Estudos das Abelhas ABELHA, Agricultura e polinizadores. p. 9-18, 2015.

LIMA, Aline dos Santos. JESUS, Aila Cristina Costa de. PEDREIRA, Ivone Araújo. Modernidade e barbárie: reflexões sobre o uso de tóxicos no agro brasileiro. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA- SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 9., 2019, Recife-PE. Anais IX SINGA. Recife-PE: UFPE, 2019. p. 1-20. Disponível em:<https://geografar.ufba.br/sites/geografar.ufba.br/files/aline_lima_et_al_ix_si nga.pdf>.

LIMA, Aline dos Santos; PEDRA, Reinalda de Jesus; SANTOS, Maíra Vitória Moreira dos. ‘Dicomer’ e ‘dibeber’ em tempos de venenos na mesa: projeto de extensão no Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos em Ubaíra-Ba. Revista Observatorium – Revista Eletrônica de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 27–41, 2021. DOI: 10.14393/OREG-v11-n1-2020-54793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/54793. Acesso em: 15 out. 2024.

MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca; MIRANDA, José Arlindo; RAVAGLIA, Rosana. Abordagem interdisciplinar em educação ambiental. Revista práxis, v. 2, n. 4, 2010.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores.

São Paulo: Cortez. 2007. Acesso em: 25 out. 2024.

PERES, Frederico; MOREIRA, Josino Costa; DUBOIS, Gaetan Serge. Agrotóxicos, saúde e ambiente: uma introdução ao tema. É veneno ou é remédio, p. 21-41, 2003.

RIGOTTO, Raquel Maria. ROSA, Islene Ferreira. Agrotóxicos. In: CALDART, Roseli Salete et. al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 88-96.

SILVA, Carlos Kleber F. da.; CARNEIRO, Conceição. Um breve histórico da Educação Ambiental e sua importância na escola. In: Congresso Nacional de Educação –CONEDU, 4., 2017, João Pessoa, PB. Anais eletrônicos... João Pessoa: Editora Realize, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9579_12102017144004.pdf. Acesso: 25 out. 2020.

SOUZA, Antonia Irismar. Educação ambiental na escola: uso de agrotóxico e os cuidados com a saúde. Juazeiro-BA, 2019. Disponível em: http://www.pgextensaorural.univasf.edu.br/wp- content/uploads/2020/04/MANUAL-EBOOK-2_compressed.pdf. Acesso em: 11 out de 2024.

SOUZA, Darklê Luiza; EVANGELISTA-RODRIGUES, Adriana; DE CALDAS PINTO, Maria do Socorro. As abelhas como agentes polinizadores. REDVET. Revista electrónica de Veterinária, v. 8, n. 3, p. 1-7, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v. 13, p. 545-554, 2008.

ZIMMERMANN, Cirlene Luiza. Monocultura e transgenia: impactos ambientais e insegurança alimentar. Veredas do Direito, v. 6, n. 12, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-20