(Re)pensando a Educação Financeira no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Debora Pereira Cotrim de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Currículo; Cidadania financeira; Formação integral.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a analisar o atual cenário da Educação Financeira no Brasil, ressaltando a importância da inclusão dessa temática no currículo da Educação Profissional e Tecnológica, como estratégia para a formação integral do educando. Com o objetivo de compreender o panorama da Educação Financeira escolar, procurou-se analisar documentos norteadores da política pública nacional, identificando os principais avanços e desafios. Neste estudo, constatou-se que a Educação Financeira é um tema
relativamente novo no contexto escolar brasileiro, mas que tem se mostrado primordial na formação de sujeitos autônomos e conscientes. Por fim, defende-se sua abordagem de maneira crítica, contextualizada e interdisciplinar.

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Publicado

2024-12-20