Ensino de fundamentos da inteligência artificial no ensino médio integrado sob a perspectiva educacional e tecnológica de Paulo Freire

Autores

  • Gilvan Duraes IF Baiano
  • Jadson Lucas T de V Silva
  • Gian Carlos Sobral de Mello
  • Guilherme Silva Alves Cerqueira
  • Marcos de Oliveira Camada

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Básica, Sequência Didática, Paulo Freire

Resumo

Por ser a inteligência artificial uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, um dos desafios contemporâneos da educação é a abordagem do ensino da inteligência artificial na educação básica. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa reflexiva que teve como objetivo propor, aplicar e avaliar uma sequência didática para o ensino de fundamentos de desenvolvimento de aplicativos de inteligência artificial no ensino médio, à luz de princípios educacionais de Paulo Freire. A sequência didática foi proposta e revisada após a aplicação dela em seis encontros síncronos e atividades assíncronas, totalizando uma carga horária de 30h, durante duas semanas, atendendo a vinte e um estudantes do ensino médio. Os resultados mostram o alinhamento da sequência didática proposta com os princípios educacionais e tecnológicos de Paulo Freire e evidenciam a importância da ação-reflexão-ação na práxis docente.

Referências

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Publicado

2021-11-23