Ensino de fundamentos da inteligência artificial no ensino médio integrado sob a perspectiva educacional e tecnológica de Paulo Freire
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Básica, Sequência Didática, Paulo FreireResumo
Por ser a inteligência artificial uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, um dos desafios contemporâneos da educação é a abordagem do ensino da inteligência artificial na educação básica. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa reflexiva que teve como objetivo propor, aplicar e avaliar uma sequência didática para o ensino de fundamentos de desenvolvimento de aplicativos de inteligência artificial no ensino médio, à luz de princípios educacionais de Paulo Freire. A sequência didática foi proposta e revisada após a aplicação dela em seis encontros síncronos e atividades assíncronas, totalizando uma carga horária de 30h, durante duas semanas, atendendo a vinte e um estudantes do ensino médio. Os resultados mostram o alinhamento da sequência didática proposta com os princípios educacionais e tecnológicos de Paulo Freire e evidenciam a importância da ação-reflexão-ação na práxis docente.
Referências
Brasil, Ministério da Educação (MEC). 2018. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jul 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad.: Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. 10. ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.
____; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
____; P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
____; P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
____; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
Russell, Stuart J.; Norvig, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. Pear-son, 2020. 1136 p.
SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2. Acesso em: 30 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.