A descolonização do pensamento e o reencontro com Paulo Freire

Autores

  • Patrícia Carla Alves Pena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Pós-colonialidade, Educação e Escritas Freirianas

Resumo

Este artigo pretende reconstruir o reencontro teórico e metodológico de uma educadora, formadora de educadores(as) com o legado de Paulo Freire. Uma professora, assim como tantas outras, que em seu processo de formação inicial na universidade conheceu um Paulo Freire pouco valorizado enquanto referência no campo da produção acadêmica brasileira,  mesmo nas licenciaturas e nos cursos de pós-graduação em Educação. Baseia-se em fragmentos da trajetória de uma educadora que conheceu Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos e no quotidiano com jovens graffiteiros de Salvador. Não se trata de um texto autobiográfico, mas talvez seja uma tentativa de aproximação com o exercício de metacognição, de consciência de si própria, do seu processo de aprender, por tantas vezes feito e refeito por Paulo Freire em suas escritas e vivências. O objetivo é problematizar relações/ conexões entre a abordagem pós-colonial, enquanto concepção teórica e metodológica de produção de conhecimento, e as teorizações freirianas. Para tanto, o artigo revisita a abordagem pós-colonial discutindo seus princípios e diretrizes e, em seguida, apresenta indicativos de conexões com o pensamento de Paulo Freire.

 

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Publicado

2021-11-23