A CIÊNCIA A CAMINHO DAS PRAÇAS DE SENHOR DO BONFIM: A EXTENSÃO COMO FORMA DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Conhecimento, Experimentos

Resumo

O presente trabalho buscou demonstrar a contribuição da extensão como uma forma de levar o conhecimento acadêmico construído nos Institutos Federais e Universidades às comunidades ao seu entorno. Essa abordagem se dará a partir dos resultados da execução do projeto de extensão “Ciências na Praça” o qual teve como objetivo popularizar e divulgar o conhecimento científico nas praças, universidades e ambientes escolares da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, através de apresentações de experimentos científicos e atividades lúdicas. A metodologia do projeto consistiu em pesquisar, testar, adaptar ou recriar experimentos científicos e/ou tecnológicos, a fim de realizar a transposição didática para o público presente nas apresentações. Ao longo da realização do projeto “Ciências na Praça” foi possível realizar 30 exposições científicas, contendo em média 31 experimentos (cada), levando o conhecimento científico de forma lúdica para mais de 3000 (três mil) pessoas, de diferentes faixas etária e níveis de escolaridade.

Biografia do Autor

Emerson Santos da Silva, Instituto Federal Baiano

Licenciado em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim

Edeil Reis do Espirito Santos

Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Senhor do Bonfim, Professor da Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim (BA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2013); possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (2009) ; Especialista em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia - Campus I (2002) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VII (1999). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagens e Interações Digitais do IF Baiano, campus Serrinha(BA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Avaliação, tendo conhecimentos de ordem teórico-metodológica em questões relativas à alfabetização, no que se refere mais especificamente à apropriação do Processo de Lectoescrita pelas crianças. Desenvolveu estudo na área de Registro, Observação e Acompanhamento, numa perspectiva de Avaliação Formativa e Mediadora, bem como em relação ao modo como se dá a incorporação das Habilidades de Consciência Fonológica pelas professoras da Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim - BA às práticas didático-pedagógicas que desenvolvem junto às crianças do Ciclo de Alfabetização da referida Rede.

Juracir Silva Santos, Instituto Federal Baiano

É professor de Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus de Senhor do Bonfim. Atuando no Curso Técnico em Agropecuária, na Licenciatura em Ciências Agrárias, no Curso Técnico em Vendas (EAD), no Curso Técnico em Multimeios Didáticos, na Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos e na Especialização em Ensino de Química e Física para o Ensino Médio. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005), Especialização em Metodologia do Ensino de Química pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER/PR (2021), mestrado em Agroquímica (área de concentração: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem experiência nas áreas de Ensino de Química e Agroecologia atuando na Educação Básica, Educação a Distância, Ensino Superior e Formação Continuada de Professores. Além disso, desenvolve pesquisas em Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental e Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização multivariadas de métodos analíticos, pré-concentração e determinação de espécie metálicas por técnicas espectroanalíticas.

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Publicado

2024-08-22