A CIÊNCIA A CAMINHO DAS PRAÇAS DE SENHOR DO BONFIM: A EXTENSÃO COMO FORMA DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Conhecimento, ExperimentosResumo
O presente trabalho buscou demonstrar a contribuição da extensão como uma forma de levar o conhecimento acadêmico construído nos Institutos Federais e Universidades às comunidades ao seu entorno. Essa abordagem se dará a partir dos resultados da execução do projeto de extensão “Ciências na Praça” o qual teve como objetivo popularizar e divulgar o conhecimento científico nas praças, universidades e ambientes escolares da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, através de apresentações de experimentos científicos e atividades lúdicas. A metodologia do projeto consistiu em pesquisar, testar, adaptar ou recriar experimentos científicos e/ou tecnológicos, a fim de realizar a transposição didática para o público presente nas apresentações. Ao longo da realização do projeto “Ciências na Praça” foi possível realizar 30 exposições científicas, contendo em média 31 experimentos (cada), levando o conhecimento científico de forma lúdica para mais de 3000 (três mil) pessoas, de diferentes faixas etária e níveis de escolaridade.
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.
BUENO, C. W. Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas Conceituais. Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.
CARBONARI, M.; PEREIRA, A. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/educ/article/download/2133/2030. Acesso em: 17 abr. 2023.
CHASSOT, A. I. et al. Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para elaboração de material didática alternativo. Espaços da Escola, n.10, p.47-53, 1993.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, v. 22, n. 1, p. 89-100, 2003.
COSTA, F. B. et al. Divulgação científica em psicologia no contexto de distanciamento social. Boletim Entre SIS, v. 6, n. 2, p. 50-61, 2021.
DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018.
FERREIRA, J. R. Popularização da Ciência e as Políticas Públicas no Brasil (2003-2012). Rio de Janeiro, 2014. 185 p. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas-Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
FRANDOLOSO, M. A. L. et al. Beira-Trilhos: a Extensão Universitária e o direito à cidade. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, p. 18-32, 2021.
GOHN, M.G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014.
MARTINS, V. E. G.; VENTURI, T. Divulgação cientifica nas redes sociais sobre educação em saúde e sua importância no ambiente escolar. 2021
MILLAR, R. The role of practical work in the teaching and learning of science. Washington: High School Science Laboratories: Role And Vision, National Academy of Sciences, p. 7-19, 2014.
MUELLER, S. P. M. Popularização do conhecimento científico. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 2, abr. 2002
OLIVEIRA, A. A. R et al. As práticas da autogestão no contexto da educação não formal: uma análise a partir da produção do conhecimento. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 3, p. 100-122, 2021.
OLIVEIRA, E. M. O ESPAÇO NÃO FORMAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belem - Pará, 2018
PIZZOLATTO, G.; DUTRA, M. J.; CORRALO, D. J. A extensão universitária na formação do cirurgião-dentista. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 974-974, 2021.
RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Aforamento, 2010
SANTOS, M. S. A abstratividade das ciências químicas, físicas e matemáticas. Saber Científico. v. 2, n. 2, p. 63-79, 2021.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: https://issuu.com/praticasintegraisnutricao/docs/conceitos_de_extens__o_universit__r. Acesso em: 18/04/2023.
SILVA, F. R. X. Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia: Kelps, 2015.
TEIXEIRA, R. R. P.; ANDRADE, A. Uso de experimentos de baixo custo em atividades de extensão de divulgação científica. Revista Compartilhar-Reitoria, v. 3, n. 1, p. 49-52, 2018.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Science for the twenty-first century. Worl conference on Science. Communicating and Popularizing Science. Budapest, 1999. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000120706. Acesso em: 18 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.