DA PREVENÇÃO À SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO EM BARRA E SABONETE LÍQUIDO COMO ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A COVID-19 E PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Juracir Silva Santos Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim https://orcid.org/0000-0003-4278-6155
  • Maely Nailane dos Santos da Silva Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim https://orcid.org/0000-0003-2253-8680
  • Uitamara dos Santos Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim https://orcid.org/0000-0002-4947-4704
  • Airam Oliveira Santos Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim
  • Nicolly Goes dos Anjos Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim
  • Guilherme Silva dos Anjos Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim

Palavras-chave:

Coronavírus, prevenção, meio ambiente

Resumo

Devido à rápida disseminação do coronavírus, SARS-CoV-2, no período de 2020, muitos pesquisadores dedicaram seu tempo e recursos para conter a propagação do vírus. Dentre os métodos empregados para a prevenção da covid-19, o uso de água e sabão tornou-se uma das formas mais baratas de prevenir infecções indiretas, através do contato com superfícies e objetos contaminados. Este trabalho objetivou a elaboração de sabão através do uso de óleo de reuso e de sabonete líquido para doação à comunidade, promovendo a conscientização quanto à prevenção à covid-19 e a educação ambiental da comunidade local quanto a destinação apropriada de óleos. Para isso, foram coletados óleos no comércio de Senhor do Bonfim, Bahia, os quais foram filtrados e purificados com a finalidade de obter um sabão de melhor custo/benefício e com cheiro agradável. O procedimento utilizado para a produção do sabão ecológico foi otimizado com base nas metodologias já aplicadas pelas comunidades tradicionais e disponíveis na literatura. O sabonete líquido foi produzido através da metodologia comercial já proposta na literatura.

Biografia do Autor

Juracir Silva Santos, Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim

É professor de Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus de Senhor do Bonfim. Atuando no Curso Técnico em Agropecuária, na Licenciatura em Ciências Agrárias, no Curso Técnico em Vendas (EAD), no Curso Técnico em Multimeios Didáticos, na Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos e na Especialização em Ensino de Química e Física para o Ensino Médio. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005), Especialização em Metodologia do Ensino de Química pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER/PR (2021), mestrado em Agroquímica (área de concentração: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem experiência nas áreas de Ensino de Química e Agroecologia atuando na Educação Básica, Educação a Distância, Ensino Superior e Formação Continuada de Professores. Além disso, desenvolve pesquisas em Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental e Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização multivariadas de métodos analíticos, pré-concentração e determinação de espécie metálicas por técnicas espectroanalíticas.

Referências

ALBINO, C.S.S. Produção de sabão líquido a partir de óleo alimentar usado para utilização na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ano de obtenção: 2016. 71 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, 2016.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). In: RESOLU-ÇÃO-RDC Nº 59, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010, 17 de Dezembro. 2010. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0059_17_12_2010.html. Acesso em: ago 2022.

ESTRELA, F.M. et al. Covid-19 e doenças crônicas: impactos e desdobramen-tos frente à pandemia. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020.

FLOSS, M. et al. A pandemia de COVID-19 em territórios rurais e remotos: perspectiva de médicas e médicos de família e comunidade sobre a atenção primária à saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020.

FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. In: Impacto Social da COVID-19. 2021. Disponível em: https://impactosocialdacovid.fiocruz.br/#seção 05. Acesso em: 23 agosto de 2021.

GOLLNER, A.P.; BACELAR, R.B. O Estudo do Comportamento do Consumidor como Subsídio para o Desenvolvimento de um Produto: o Caso do Sabão em Pó Ala. Revista de Ciências Gerenciais, v. 21, n. 34, p. 135-141, 2017.

PERUZZO, F.M.; DO CANTO, E.L. Química: na abordagem do cotidiano. Química Orgânica. V. 3. Editora Moderna, 2006. 384 p.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PU-CRS). In: Sabão e álcool gel: como a química auxilia na luta contra a Covid-19. Atuação PUCRS 2022. Disponível em: https://www.pucrs.br/coronavirus/sabao-e-alcool-gel-como-a-quimica-auxilia-na-luta-contra-a-covid-19/ . Acesso em: 25 ago. 2021.

RIBEIRO, D.M.F.A. Desenvolvimento de produto Sabão Tripla Ação (Limpa, amacia e perfuma). Ano de obtenção: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba. 2020.

MODRO, N.; RODRIGUES, G.O. O IMPACTO DO DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA. Revista Prociências, v. 5, n. 1, p. 103-115, 2022.

SOUSA, H.M. et al. Elaboração de um sabonete líquido para as mãos no con-texto de um projeto de extensão: da formulação à caracterização físico-química. Centro Universitário UNIEURO, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-21