DA PREVENÇÃO À SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO EM BARRA E SABONETE LÍQUIDO COMO ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A COVID-19 E PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Coronavírus, prevenção, meio ambienteResumo
Devido à rápida disseminação do coronavírus, SARS-CoV-2, no período de 2020, muitos pesquisadores dedicaram seu tempo e recursos para conter a propagação do vírus. Dentre os métodos empregados para a prevenção da covid-19, o uso de água e sabão tornou-se uma das formas mais baratas de prevenir infecções indiretas, através do contato com superfícies e objetos contaminados. Este trabalho objetivou a elaboração de sabão através do uso de óleo de reuso e de sabonete líquido para doação à comunidade, promovendo a conscientização quanto à prevenção à covid-19 e a educação ambiental da comunidade local quanto a destinação apropriada de óleos. Para isso, foram coletados óleos no comércio de Senhor do Bonfim, Bahia, os quais foram filtrados e purificados com a finalidade de obter um sabão de melhor custo/benefício e com cheiro agradável. O procedimento utilizado para a produção do sabão ecológico foi otimizado com base nas metodologias já aplicadas pelas comunidades tradicionais e disponíveis na literatura. O sabonete líquido foi produzido através da metodologia comercial já proposta na literatura.
Referências
ALBINO, C.S.S. Produção de sabão líquido a partir de óleo alimentar usado para utilização na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ano de obtenção: 2016. 71 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, 2016.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). In: RESOLU-ÇÃO-RDC Nº 59, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010, 17 de Dezembro. 2010. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0059_17_12_2010.html. Acesso em: ago 2022.
ESTRELA, F.M. et al. Covid-19 e doenças crônicas: impactos e desdobramen-tos frente à pandemia. Revista Baiana de Enfermagem, v. 34, 2020.
FLOSS, M. et al. A pandemia de COVID-19 em territórios rurais e remotos: perspectiva de médicas e médicos de família e comunidade sobre a atenção primária à saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. In: Impacto Social da COVID-19. 2021. Disponível em: https://impactosocialdacovid.fiocruz.br/#seção 05. Acesso em: 23 agosto de 2021.
GOLLNER, A.P.; BACELAR, R.B. O Estudo do Comportamento do Consumidor como Subsídio para o Desenvolvimento de um Produto: o Caso do Sabão em Pó Ala. Revista de Ciências Gerenciais, v. 21, n. 34, p. 135-141, 2017.
PERUZZO, F.M.; DO CANTO, E.L. Química: na abordagem do cotidiano. Química Orgânica. V. 3. Editora Moderna, 2006. 384 p.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PU-CRS). In: Sabão e álcool gel: como a química auxilia na luta contra a Covid-19. Atuação PUCRS 2022. Disponível em: https://www.pucrs.br/coronavirus/sabao-e-alcool-gel-como-a-quimica-auxilia-na-luta-contra-a-covid-19/ . Acesso em: 25 ago. 2021.
RIBEIRO, D.M.F.A. Desenvolvimento de produto Sabão Tripla Ação (Limpa, amacia e perfuma). Ano de obtenção: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal da Paraíba. 2020.
MODRO, N.; RODRIGUES, G.O. O IMPACTO DO DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA. Revista Prociências, v. 5, n. 1, p. 103-115, 2022.
SOUSA, H.M. et al. Elaboração de um sabonete líquido para as mãos no con-texto de um projeto de extensão: da formulação à caracterização físico-química. Centro Universitário UNIEURO, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.