CONSIDERAÇÕES DE ESTUDANTES DO 6º ANO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID

Autores

  • Arlene Andrade Malta IF Baiano
  • Deise Maiana Oliveira dos Santos
  • Rosiele Souza Santos Sacramento
  • Tiago Abreu da Silva
  • Girleda Silva Brandão

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino de Ciências, Estratégia didática

Resumo

O ensino de ciências naturalmente é composto por conteúdos que abrangem do micro ao macroorganismo. Nem sempre o discente consegue assimilar os exemplos citados em aulas teóricas por não conter experiências concretas que o leve a compreender o conceito abordado. Desta forma surge, a proposta de vincular os conteúdos de ciências estabelecidos para o primeiro e segundo trimestres do ano letivo 2019, através de metodologias práticas desenvolvidas durante as aulas, ao cotidiano de discentes de quatro turmas de 6º ano do turno matutino, do Colégio Municipal Natur de Assis Filho, localizado no município de Ubaíra/BA, acompanhadas por integrantes do Programa Institucuinal de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, a fim de promover maior atração pelas aulas e melhoria no aprendizado. Foram estabelecidas quatro ações a serem desenvolvidas, as quais possuem como objetivo principal envolver todos os estudantes na execução das atividades e aproximá-los dos conteúdos da disciplina. As estratégias selecionadas consistiram em: concurso cultural para a escolha do logo do projeto, produção de horta fitoterápica e duas unidades temáticas: O ser humano e a água; Alimentos e nutrição. Além disso, foi realizado uma entrevista quantitativa com os estudantes, a fim de perceber as suas concepções acerca das aulas de ciências nos anos letivos 2018 e 2019. Ao aproximar o conteúdo estudado com as vivências dos alunos, o professor consegue dar significado aos conceitos abordados em sala. As afirmações coletadas através da entrevista demonstram que a iniciativa do projeto promoveu resultados satisfatórios e indicativos para maior exploração do mesmo.

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Publicado

2023-08-09