A Pertinência da Epistemologia Freiriana na contemporaneidade

Autores

  • Edna Maria de Oliveira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Vanessa Lopes Angelim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano http://orcid.org/0000-0003-4121-004X

Palavras-chave:

Educação libertadora;, Democracia;, Descolonização;, Epistemologia crítico-dialética.

Resumo

No momento em que se acirram as discussões sobre descolonização do saber, do poder e do ser, impostas à América Latina (AL) pela visão eurocêntrica, a compreensão do significado da educação na existência social e individual dos homens, como propõe Paulo Freire (PF), mostra-se imprescindível. Vivem-se tempos de incertezas, desconstrução de ideias, conceitos, valores e ideologias. Logo, somente um sujeito crítico e protagonista de sua história poderá se impor, sem ser silenciado pelo sistema elitista e opressor, e contribuir para a emersão e reconstrução de novas leituras que atendam as necessidades do coletivo. Este artigo resultou de pesquisa bibliográfica em que se discutiu a epistemologia[1] crítico-dialética[2] de PF e a influência desse constructo teórico em práticas vivenciadas na educação brasileira, nas últimas décadas do século XX e nas primeiras do século XXI, na tentativa de evidenciar a contemporaneidade desse conhecimento, diante da complexidade do tempo presente. Foram tomados dois pontos fulcrais da pedagogia freiriana para reflexão: a valorização da linguagem, através da importância atribuída à leitura, à conscientização; e o conceito de educação libertadora em contraposição à educação bancária. A reflexão sobre possibilidades de convergência entre a teoria do pensamento complexo, de Morin, e o que propõe Freire, levando-se em conta as reais necessidades da sociedade pós-moderna e complexa, principalmente em tempos de pós-verdades, serviu de pano de fundo na contextualização e fundamentação teórica desses dois pontos contemplados para discussão. Assim, os estudos de Freire (1983; 1987; 1996); Souza Santos (2010) e Morin (2001; 2003), entre outros, sustentaram a argumentação.

Biografia do Autor

Vanessa Lopes Angelim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestre em Educação Agrícola (UFRRJ), professora EBTT, de História, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Educação Baiano

Referências

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012. Disponível em: Acesso em: 26 de julho de 2012.
BOBBIO, N; MATTEUCCI, N; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.
CUPANI, A. La racionalidade de la Ciencia: De Axioma a Problema. Revista Reflexão, vol. 78, pp.37-46, 2000
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Conscientização/Paulo Freire; tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortes/Editores Associados, 1982.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. 8ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONFIANTINI, V. El Kairos educativo: re-significar la formación docente desde la práctica del formador. Rosario: Laborde Libros Editor, 2016.
MORIN, E. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Barcelona: Paidós, 2001.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2011
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8º Ed.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NUNES, J. A. El rescate de la epistemologia. In: Boaventura de Sousa Santos y María Paula Meneses. Editores. Capítulo VIII. Epistemología del sul, 2010.

SANTOS, B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. 9. Ed. Porto: Afrontamento, 1997.

SANTOS, A. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina,
2003.
SILVA, C. M. da. Práticas Pedagógicas de valorização da Identidade, da Memória e da Cultura Negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento. Tese (Educação) – UFPE: Recife. 2016.

SILVA, S. e MURARO, D. N. Conhecer para transformar – a epistemologia crítico‐dialética de Paulo Freire. IN: X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
TIBURI, M. Conversas é uma forma de amar. Blog Artigos de Márcia Tiburi. Disponível em: http://www.marciatiburi.com.br/artigos.htm. Acesso em 30 de julho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)