Produção de caixa entomológica como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem da entomologia para o ensino médio

Autores

  • Ana Luiza De Jesus Machado IFBaiano
  • Deise Machado da Silva IFBaiano https://orcid.org/0009-0007-3842-8941
  • Patrícia Oliveira dos Santos IFBaiano
  • Lucas Pereira de Souza Santos Colégio Estadual João Cardoso dos Santos

Palavras-chave:

Pibid, Insetos, Materiais didáticos, Aprendizagem

Resumo

Diante da importância do uso de diferentes artifícios educativos no processo de ensino-aprendizagem da biologia, este trabalho mostra a produção de caixas entomológicas como ferramenta didática dentro do projeto Produção de materiais didáticos e práticas lúdicas no ensino de ciências, desenvolvido pelas licenciandas do Instituto Federal Baiano campus Valença, bolsistas do PIBID, subprojeto Ciências Biológicas, em um colégio da rede estadual na cidade de Valença/BA. Devido as dificuldades relativas à carência de práticas e materiais paradidáticos encontradas na escola, essa proposta vem com o objetivo de desenvolver aulas no campo da entomologia utilizando metodologias alternativas. Foi iniciado com os alunos do 2º ano do ensino médio a abordagem de assuntos como taxonomia, reino Animalia e filo Arthropoda, onde seus conhecimentos prévios foram coletados e caixas entomológicas e modelos com plastilina foram produzidas pelos mesmos. A produção desses materiais auxiliou no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, além de ter despertado a curiosidade, o caráter investigativo e cooperação em sala de aula, habilidades importantes para um processo educativo eficaz. A implementação dessas práticas no contexto da biologia contribui positivamente para o desenvolvimento do aluno, com a ligação entre a prática e teoria, o que desperta também o aprimoramento da identidade docente. 

Referências

ANDRADE, Daniel Fonseca de; FIGUEIREDO, Tainá Figueroa. Metodologias ativas e participativas em uma disciplina de educação ambiental no ensino superior. Revbea, São Paulo, V. 16, No 2: 123-142, 2021.

BOMBARDA A. Dilemas e contradições da autonomia docente. Dissertação de Mestrado, apresentado ao Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Linha de pesquisa: Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura, 2018.

BORROR, D.J. & DELONG, D.M. Introdução ao estudo dos insetos. São Paulo: Edgard Blücher, 1969.

CAJAIBA, R.L. Difficulty of science and biology teachers to teach entomology in elementary and high schools in the state of Pará, Northern Brazil. American Journal of Educational Research, v. 2, n. 6, p. 389-392, 2014.

CAJAIBA, R.L; SILVA, W.B; Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre os insetos antes e após aulas práticas: um caso de estudo no município de Uruará-Pará, Brasil; UFPA, 2015.

Duso, L., Clement, L., Pereira, P. B., & Filho, J. P. A. (2013). Modelização: Uma Possibilidade no Ensino de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 15(2), 29-44.

GULLAN, P.J., CRANSTON, P.S. The insects: An overview of Entomology. 3. ed. São Paulo: Rocca, 2008.

LEMOS CARVALHO, A.; NASCIMENTO, Y.; DA CUNHA SÁ, D. M. Caixa entomológica como recurso didático para aulas sobre a classe insecta. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 0449–0462, 2022.

MACHADO, A. L. J.; SILVA, D. M.; SANTOS, P. O.; ALCANTARA, A. B. S.; RANGEL, D. S.; JESUS, I. S.; RIBEIRO, J. L. S.; PEREIRA, J. S.; SOUZA, L. M.; SANTOS, L. P. S. Produção de materiais didáticos e práticas lúdicas no ensino de ciências, 2023.

MICHAEL, J. Where’s the evidence that active learning works? Adv Physiol Educ, v. 30, p. 159–167, 2006.

MEDEIROS, A. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, campus Planaltina, 2014.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, 2013.

PEREIRA, O. A. Pedagogia de Projetos. Lorena: Instituto Superior de Educação da Fatea, 2004.

PERONTI, A.L.B.G., NARDY, R.M.C., AYRES, O.M., RONQUIM, J.C., RONQUIM, C.C. Percepção ambiental da população de São Carlos (SP) sobre os insetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2, 1998, São Carlos. Anais...São Carlos: UFSCar, p. 98, 1998.

PIVATTO, W. B. Os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto referencial para o planejamento de aulas de Matemática: análise de uma atividade para o estudo de Geometria Esférica. Revemat,Florianópolis, v. 9, nº 1, p. 43-57, 2014.

ROCHA, A.L; MAESTRELLI, S.R; O ensino bancário de zoologia: uma aproximação de suas práticas; [s.l.] 2015.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Seminário do Pibid e PRP do IFBAIANO campus Valença

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)