Botânica na escola: os desafios e as possibilidades numa turma do Ensino Médio

Autores

  • ioneide dos Santos de Jesus Ifbaiano
  • Andréa Brasil da Silva Alcântara Ifbaiano
  • Patrícia Oliveira dos Santos Ifbaiano
  • Lucas Pereira de Souza Santos Ifbaiano

Resumo

O presente projeto visa proporcionar aos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, através do PIBID, a experiência de vivenciar a prática docente por meio da utilização de atividades práticas que contribuísse para o ensino da botânica no Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, localizado na cidade de Valença-BA. Durante o projeto, foram realizadas diversas atividades, incluindo a elaboração de uma enciclopédia de plantas e a construção de uma composteira. Essas ações auxiliaram não apenas na identificação da flora local, mas também na compreensão da relação entre os decompositores e a reciclagem da matéria orgânica no solo possibilitando a construção do conhecimento científico através de práticas educativas simples. As atividades proporcionaram o desenvolvimento das habilidades dos alunos na identificação e conhecimento das plantas, o estudo da anatomia botânica e a compreensão das interações entre as plantas e o ambiente em que estão inseridas. Em conclusão, a implementação desse projeto contribuiu não só para a formação escolar, mas também contribuiu para repensar o ensino da botânica em sala de aula, ao mesmo tempo em que os bolsistas experimentaram a vivência de serem educadores.

 

Referências

Referências

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Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Seminário do Pibid e PRP do IFBAIANO campus Valença