Botânica na escola: os desafios e as possibilidades numa turma do Ensino Médio
Resumo
O presente projeto visa proporcionar aos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, através do PIBID, a experiência de vivenciar a prática docente por meio da utilização de atividades práticas que contribuísse para o ensino da botânica no Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, localizado na cidade de Valença-BA. Durante o projeto, foram realizadas diversas atividades, incluindo a elaboração de uma enciclopédia de plantas e a construção de uma composteira. Essas ações auxiliaram não apenas na identificação da flora local, mas também na compreensão da relação entre os decompositores e a reciclagem da matéria orgânica no solo possibilitando a construção do conhecimento científico através de práticas educativas simples. As atividades proporcionaram o desenvolvimento das habilidades dos alunos na identificação e conhecimento das plantas, o estudo da anatomia botânica e a compreensão das interações entre as plantas e o ambiente em que estão inseridas. Em conclusão, a implementação desse projeto contribuiu não só para a formação escolar, mas também contribuiu para repensar o ensino da botânica em sala de aula, ao mesmo tempo em que os bolsistas experimentaram a vivência de serem educadores.
Referências
Referências
ARRAIS, M.G. M.; SOUZA, G. M.; MASRUA, M. L. A.O ensino de botânica: investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, n.7, out. 2014. Disponível em:< https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html> Acesso em 14 de mar de 2024.
BRASIL. Decreto n.º 7.219, de 24 de junho de 2010.Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Brasília, DF:2010. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm> Acesso em: 14 mar.2024.
COELHO, D. E. P.; BÓGUS, C. M. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 3, p. 761–770, jul. 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sausoc/a/98ZMQzcT497fM4Q85BCfDdG/>. Acesso em: 13 mar.2024.
FREITAS, D. et al. Uma abordagem interdisciplinar da Botânica no Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2012.
Galvão, Katarina Azevedo; Lima, Renato Abreu. A botânica na educação básica: os obstáculos enfrentados pelos professores em escolas públicas de Humaitá-AM. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, Humaitá, v. VII, n. 2, p. 192-202, jan./jun. 2023. ISSN 2594-8806.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.