EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O objetivo deste estudo é compartilhar a experiência profissional de educação em saúde voltada para pacientes diabéticos num centro de endocrinologia na Bahia, destacando os princípios do ensino profissional e tecnológico (EPT) nessa intervenção multidisciplinar. Trata-se de um relato de experiência que mostra uma abordagem educacional em saúde voltada para os pacientes com diabetes mellitus vivenciado em 2022. Os pacientes recebiam atendimento multidisciplinar com especialistas que ofereciam orientações sobre práticas saudáveis e estratégias de como conviver com a doença. Foi possível avaliar o impacto dessa abordagem de ensino continuado na percepção dos pacientes sobre a doença. Após a apresentação dos benefícios dos hábitos saudáveis, os pacientes recebiam atendimento personalizado com enfermeiros (as), psicólogos (as), nutricionistas e médicos (as). A análise revelou que os pacientes tinham conhecimento básico sobre diabetes, mas muitos careciam de motivação para adotar os cuidados necessários.Foram identificados desafios, como dificuldades relacionadas à alimentação equilibrada e à prática regular de exercícios físicos. Nesse sentido, foi observado que as abordagens flexíveis e direcionadas, incorporando tecnologias educacionais, didáticas especiais, promoção da inclusão e pesquisa fundamentada em evidências pela equipe multidisciplinar repousaram em princípios fundantes que, em sua maioria, coincidem com aqueles que formam o lastro epistemológico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Essas estratégias têm o potencial de mudar a vida desses pacientes tanto nos aspectos físicos e clínicos como emocionais. Portanto, a educação em saúde baseada na EPT para pacientes com diabetes mellitus é crucial, pois trata-se de uma doença crônica que requer acompanhamento especializado para prevenir complicações.
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