UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência na docência do componente curricular de robótica educacional no Colégio Santíssimo Sacramento, em Alagoinhas, Bahia. O objetivo é refletir sobre as potenciais contribuições da robótica para a formação dos estudantes. Com base em autores como Campos (2020), Litwin (1997), Papert (1985) e Silva e Blikstein (2020), o estudo questiona se as aulas de robótica na educação básica podem preparar profissionais para o mundo do trabalho. A relevância da temática explorada e o enfoque específico apresentado no relato de experiência justificam-se pela necessidade de enriquecer as discussões relacionadas à robótica educacional e suas possíveis contribuições para a formação dos estudantes.
Referências
CAMPOS, Flávio Rodrigues. A Robótica para Uso Educacional. São Paulo: Ed. Senac, 2020.
COSTA, Railane. Os Pilares da Robótica | Robótica Educacional. 2022. Disponível em: YouTube. Acesso em: 07 mar. 2024.
LEGO Education. Apresentando o Sistema de Aprendizagem LEGO. Disponível em: LEGO Education. Acesso em 22 abr. 2024.
LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LOLLINI, Paolo. Didática & Computador. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1991. Ministério da Educação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Disponível em: Portal MEC. Acesso em: 29 de mai. 2024.
O Abismo Digital no Brasil. Instituto Locomotiva e PWC Consultoria. Disponível em: PwC. Acesso em: 04 abr. 2024.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985. SOARES, O. G. da R. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para Aulas de Cinemática na EJA: O Uso da Robótica e Outras Estratégias Interativas. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências, Bagé, 2019.
SILVA, R. B.; BLIKSTEIN, P. Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira. Penso Editora, 2020.
SOUZA, Gisele de. Educar na Infância: Perspectivas Histórico-Sociais. Ed. Contexto, 2010.
Proposta Pedagógica C.SS.S. Disponível em: Colégio Santíssimo. Acesso em: 15 abr. 2024.
Young Digital Planet S.A. et al. Educação no Século XXI: Tendências, Ferramentas e Projetos para Inspirar. São Paulo: Santillana, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.