EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
inclusão escolar; educação profissional e tecnológica; desafios docente.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades de ensino enfrentadas pelos docentes no ensino profissional e tecnológico na educação inclusiva no âmbito da sala de aula. Trata-se de uma revisão de literatura realizada em duas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados os estudos publicados entre os anos de 2014 a 2024, com os seguintes descritores: “Inclusão escolar”, “Educação profissional e tecnológica”; e “Desafios docentes”. Os resultados apontaram que os principais desafios encontrados pelos professores diante do ensino profissional e tecnológico na educação especial foram: A ausência de formação adequada para a educação inclusiva, falta de professores especializados, possibilidades de ampliação das técnicas, metodologias de ensino para as diferenças, necessidade de adaptação metodológica, confecção de materiais didáticos e tempo necessário para o planejamento de aulas inclusivas. Além disso, os docentes afirmaram também que a falta de apoio governamental, e a sobrecarga emocional têm sido barreiras enfrentadas pelos mesmos diariamente. Enquanto que as possibilidades foram: a ampliação das técnicas e metodologias de ensino o respeito às diferenças, a democratização da educação e interesse em participar de capacitações. Dessa forma, sugere que novos estudos explorem a temática, especialmente com o público docente, ainda faz necessário a construção de espaços que atendam o público da educação especial nos centros de formação profissional e tecnológica e que os órgãos federal, estadual e municipal busque assegurar seus direitos e oferecer formação continuada para especializar o corpo docente.Referências
BRASIL. Lei 9394/1996, trata das Diretrizes e Bases da Educação. Nacional.https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf.Acesso em: 22
abril 2024.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; DE ABREU FONSECA, Kátia. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 107-127, 2017.
CARVALHO, Ermans Quintela; DE SOUSA CAVALCANTI, Ricardo Jorge. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e115953219-e115953219, 2020.
DANTAS, Suzyneide Soares; VALCÁCIO, Marcos André José. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENSÕES E DESAFIOS.
DÍEZ, Anabel Moriña. Traçando os mesmos caminhos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, v. 5, n. 1, p. 16-25, 2010.
FERNANDES,Odair Antõnio. A Educação Especial diante das Reformas da Educação Profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. 2009.
FERNANDES, Odair Antônio. Educação Profissional e Educação Especial: Políticas para a Formação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental no Brasil na Década de 1990.
Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. 2009.
FERREIRA, Rejane Gomes; MEDEIROS, IDF. Educação Inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica: vislumbrando desafios possíveis. WESSELOVICZ, Glaucia; CAZINI, Janaina. Diálogos sobre Inclusão, v. 2, p. 113-121, 2018.
FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, p. 5-20, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 1996.
GONÇALVES, Vânia Maria Duarte; DE BRITO DUARTE, Matusalém. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do conhecimento e de práticas docentes. Educação em Foco, v. 25, n. 46, p. 335-371, 2022.
HARAMI, Fabiana Fernandes; DE FARIA, Elisabeth Cristina. Uma reflexão acerca das necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. e13208-e13208, 2023.
HONNEF, Claúcia. TRABALHO ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO. 2013.
DE LIMA, Eva Lídia Maniçoba; DE MEDEIROS NETA, Olívia Morais. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: FORMAÇÃO DOCENTE E
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 11, p. 37-53, 2020.
LOPES, Maura Corcini; RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. Educação, v. 36, n. 02, p. 210-219, 2013.
MANICA, Loni Elisete. A prática docente da educação profissional na perspectiva da inclusão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 55, n. 4, p. 1-9, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES,
Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2009.
DE PAULA, Tatiane Estácio; GUIMARÃES, Orliney Maciel; DA SILVA, Camila Silveira. Formação de professores de química no contexto da Educação Inclusiva. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 3-29, 2018.
SALDANHA, Marcela Roiz. A escola como espaço inclusivo.2003.
SANCHES, Isabel. Do aprender para fazer ao aprender fazendo: As práticas de educação inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, n. 19, p. 135-156, 2011.
SANTOS, Maria Margareth Rodrigues dos. Educação inclusiva: desafios, possibilidades e enfrentamentos na prática de gestão escolar. São Leopoldo-RS, 2018.
DA SILVA GOULARTE, Sirlei Ferreira; GONÇALVES, Agda Felipe Silva. INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS
DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 2, p. 957-963, 2018.
SILVA, Tertuliano Soares e; ANJOS, Maylta Brandão. Formação de professores e inclusão de pessoas com altas habilidades ou superdotação: um debate na educação profissional e tecnológica. Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 24, núm. 2, 2022.
VIÉGAS, Conceição de Maria Corria; MOACIR Alves Carneiro. Educação profissional: indicações para a ação: a interface educação profissional / educação especial. Brasília: MEC/SEESP, p.84, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.