EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Marcos Cajaíba IFBaiano
  • Angélica Ramos Aranha

Palavras-chave:

inclusão escolar; educação profissional e tecnológica; desafios docente.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades de ensino enfrentadas pelos docentes no ensino profissional e tecnológico na educação inclusiva no âmbito da sala de aula. Trata-se de uma revisão de literatura realizada em duas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados os estudos publicados entre os anos de 2014 a 2024, com os seguintes descritores: “Inclusão escolar”, “Educação profissional e tecnológica”; e “Desafios docentes”. Os resultados apontaram que os principais desafios encontrados pelos professores diante do ensino profissional e tecnológico na educação especial foram: A ausência de formação adequada para a educação inclusiva, falta de professores especializados, possibilidades de ampliação das técnicas, metodologias de ensino para as diferenças, necessidade de adaptação metodológica, confecção de materiais didáticos e tempo necessário para o planejamento de aulas inclusivas. Além disso, os docentes afirmaram também que a falta de apoio governamental, e a sobrecarga emocional têm sido barreiras enfrentadas pelos mesmos diariamente. Enquanto que as possibilidades foram: a ampliação das técnicas e metodologias de ensino o respeito às diferenças, a democratização da educação e interesse em participar de capacitações. Dessa forma, sugere que novos estudos explorem a temática, especialmente com o público docente, ainda faz necessário a construção de espaços que atendam o público da educação especial nos centros de formação profissional e tecnológica e que os órgãos federal, estadual e municipal busque assegurar seus direitos e oferecer formação continuada para especializar o corpo docente.

Biografia do Autor

Angélica Ramos Aranha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Salvador (UNIFACS) Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especailsta em Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFBaiano)

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Publicado

2024-12-20