“CONHECENDO MEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA”: PIBID EM AÇÃO NO COLÉGIO MUNICIPAL AURINO FAUSTO DOS SANTOS EM JENIPAPO, UBAÍRA-BA

Autores

  • Aline dos Santos Lima IF Baiano http://orcid.org/0000-0002-0150-6586
  • Emilina Isabel da Costa Neta Souza
  • Josenildo Almeida dos Santos
  • Marco Antônio Reis Rodrigues
  • Maíra Vitória Moreira dos Santos
  • Viviane Guedes dos Santos
  • Valdiane Silva Cruz

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino de Geografia, Pibid

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as atividades realizadas através do projeto “Conhecendo meu espaço de vivência” no Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos, pelos bolsistas/voluntários e professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os caminhos percorridos para elaboração do referido projeto consistiram em: 1) elaboração de planos de ação, que serviram como suporte para construção das atividades desenvolvidas no projeto; 2) apresentação do projeto ao corpo docente e aos estudantes; 3) discussões em sala de aula; 4) saída de campo; 5) elaboração de materiais; 6) pesquisa na comunidade, e 7) culminância do projeto. O que se permite concluir é que as ações do projeto puderam envolver os estudantes no processo de construção do conhecimento, dando-os a possibilidade de conhecer seu espaço de vivência a partir de atividades por eles mesmos executadas.

Referências

AGUIAR, J. D. B. A pertinência da saída de campo no processo de aprendizagem de História e Geografia. O caso do Alto Douro vinhateiro. Porto-Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016. (Relatório Mestrado em Ensino de História e Geografia do Ensino Básico e Ensino Secundário).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Chamada pública para apresentação de propostas Edital 07/2018 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 mar. 2018. Seção 3, p. 23.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1996. (Coleção. Leitura).

GALDINO, E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE 2016. Curitiba-PR: UFPR/SEC-PR, 2016. (Cadernos PDE, volume II).

JESUS, E. C. de. Mudanças na paisagem física e social associadas à Ferrovia Estrada de ferro de Nazaré no Vale do Jiquiriçá, Bahia. Ilhéus-BA: UESC, 2007. (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente).

MOREIRA, E. V.; HESPANHOL, R. A. M. O lugar como uma construção social. Revista Formação, n. 14, volume 2, p. 48‐60, 2014.

PEDRA, R. J.; SANTOS, M. V. M.; MACHADO, S. M. M. Veneno ou remédio? Discutindo o uso de agrotóxicos a partir de atividades de extensão no CMAFS, Jenipapo, no município de Ubaíra-Ba. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA-SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 9., 2019, Recife-PE. Anais IX SINGA. Recife-PE: UFPE, 2019. p. 1-20.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SEPLAN. Secretaria do Planejamento da Bahia. Disponível em: <http://www.seplan.ba.gov.br/>. Acesso em: 17 out. 201.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)