PIBID EM AÇÃO: PROJETO GEOGRAFIA E LEITURA – PORTA ABERTA PARA O MUNDO

  • Aline dos Santos Lima IF Baiano http://orcid.org/0000-0002-0150-6586
  • Alex Maciel de Jesus
  • Emily Nascimento dos Santos
  • Leila Diana Teixeira Gomes
  • Marco Antônio Reis Rodrigues
  • Naiara Silva de Carvalho
  • Railan Brito de Almeida
Palavras-chave: Pibid, Raciocínio geográfico, Leitura

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e problematizar as ações do Projeto “Geografia e leitura – porta aberta para o mundo”, desenvolvido na Escola Municipal Vicenzo Gasbarre, na cidade de Jaguaquara-Ba, no âmbito do IF Baiano-Pibid/CAPES. O Projeto teve o intuito de promover o incentivo à leitura/intepretação junto a estudantes do Ensino Fundamental II mediante atividades de raciocínio geográfico. Para tanto, licenciandos em formação do IF Baiano, vinculados ao Pibid-Subprojeto Geografia, realizaram um Projeto integrando Geografia e Língua Portuguesa com atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2019 e em turno oposto as aulas regulares. A experiência foi exitosa na medida em que despertou um novo olhar do alunado em relação a leitura e aos conhecimentos geográficos favorecendo o desempenho não só na disciplina de Geografia, mas na vida escolar de modo mais amplo.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, [201-].

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 24 de dez.1996.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

SANTOS, Edinaldo da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental II: Curso de Licenciatura em Geografia. IF Baiano/MEC: Santa Inês, 2019.

SILVA, Elisângela Barreto. Relatório de Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental II: Curso de Licenciatura em Geografia. IF Baiano/MEC: Santa Inês, 2019.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura em curso. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
Publicado
2021-04-13
Seção
Relato de Experiência

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##