PIBID EM AÇÃO: PROJETO GEOGRAFIA E LEITURA – PORTA ABERTA PARA O MUNDO
Palavras-chave:
Pibid, Raciocínio geográfico, LeituraResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e problematizar as ações do Projeto “Geografia e leitura – porta aberta para o mundo”, desenvolvido na Escola Municipal Vicenzo Gasbarre, na cidade de Jaguaquara-Ba, no âmbito do IF Baiano-Pibid/CAPES. O Projeto teve o intuito de promover o incentivo à leitura/intepretação junto a estudantes do Ensino Fundamental II mediante atividades de raciocínio geográfico. Para tanto, licenciandos em formação do IF Baiano, vinculados ao Pibid-Subprojeto Geografia, realizaram um Projeto integrando Geografia e Língua Portuguesa com atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2019 e em turno oposto as aulas regulares. A experiência foi exitosa na medida em que despertou um novo olhar do alunado em relação a leitura e aos conhecimentos geográficos favorecendo o desempenho não só na disciplina de Geografia, mas na vida escolar de modo mais amplo.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 24 de dez.1996.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.
SANTOS, Edinaldo da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental II: Curso de Licenciatura em Geografia. IF Baiano/MEC: Santa Inês, 2019.
SILVA, Elisângela Barreto. Relatório de Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental II: Curso de Licenciatura em Geografia. IF Baiano/MEC: Santa Inês, 2019.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura em curso. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.