Projeto Geocordel: um novo olhar para as aulas de Geografia
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cordel, Cotidiano, PibidResumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as atividades realizadas através do Projeto Geocordel: um novo olhar para as aulas de Geografia, desenvolvido na Escola Municipalizada Góes Calmon, na cidade de Santa Inês-Ba, com a mediação de discentes bolsistas/voluntários e professora supervisora vinculados ao Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A concepção do Projeto em tela se baseou na tentativa de usar o cordel como ferramenta metodológica para o ensino de Geografia e de Língua Portuguesa. Além de trabalhar com os conteúdos específicos da Geografia, o Projeto contemplou aspectos como leitura e escrita. Com a implementação do Projeto, foi possível observar como as ações desenvolvidas promoveram a participação dos alunos possibilitando um processo de ensino-aprendizagem contextualizado.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.
FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. Itabaiana-PB: UEPB, 2014. (Especialização em Fundamentos da Educação).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NOGUEIRA, Renata de Carvalho. A poética social de Patativa do Assaré. São Paulo: USP, 2017. (Mestrado em Literatura Brasileira).
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Lidiana Vieira dos; SHIMADA, Shiziele de Oliveira. Cordel e a interdisciplinaridade nas aulas de Geografia com destaque à categoria geográfica região. In: 10° ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 11° FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Anais 10° ENFOPE; 11° FOPIE. Aracaju-SE, 2017. p.1-16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.