Projeto Geocordel: um novo olhar para as aulas de Geografia

Autores

  • Aline dos Santos Lima IF Baiano http://orcid.org/0000-0002-0150-6586
  • Ana Cristina dos Santos Cavalcanti
  • Erinês Oliveira Santos
  • Laila Couto Santos
  • Maria Inês Trindade Lima
  • Marco Antônio Reis Rodrigues
  • Patrick Hammon Palmeira Santana
  • Ricardo Santos Ferreira

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cordel, Cotidiano, Pibid

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as atividades realizadas através do Projeto Geocordel: um novo olhar para as aulas de Geografia, desenvolvido na Escola Municipalizada Góes Calmon, na cidade de Santa Inês-Ba, com a mediação de discentes bolsistas/voluntários e professora supervisora vinculados ao Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A concepção do Projeto em tela se baseou na tentativa de usar o cordel como ferramenta metodológica para o ensino de Geografia e de Língua Portuguesa. Além de trabalhar com os conteúdos específicos da Geografia, o Projeto contemplou aspectos como leitura e escrita. Com a implementação do Projeto, foi possível observar como as ações desenvolvidas promoveram a participação dos alunos possibilitando um processo de ensino-aprendizagem contextualizado.

Referências

BRASIL. Chamada pública para apresentação de propostas Edital 07/2018 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 mar. 2018. Seção 3, p. 23

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.

FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. Itabaiana-PB: UEPB, 2014. (Especialização em Fundamentos da Educação).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NOGUEIRA, Renata de Carvalho. A poética social de Patativa do Assaré. São Paulo: USP, 2017. (Mestrado em Literatura Brasileira).

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Lidiana Vieira dos; SHIMADA, Shiziele de Oliveira. Cordel e a interdisciplinaridade nas aulas de Geografia com destaque à categoria geográfica região. In: 10° ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 11° FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Anais 10° ENFOPE; 11° FOPIE. Aracaju-SE, 2017. p.1-16.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)