“UM OLHAR PARA O MEU LUGAR”: PROJETO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA VICENZO GASBARRE
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Conceitos geográficos, Meio AmbienteResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações do Projeto “Um olhar para o meu lugar”, concebido como parte do plano de trabalho do Subprojeto Geografia do IF Baiano, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Edital CAPES 07/2018. O Projeto foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Vicenzo Gasbarre, na cidade de Jaguaquara-Ba. Propôs contribuir com o ensino contextualizado de Geografia na educação básica ao estabelecer uma conectividade da disciplina com a realidade de vida dos estudantes. A realização do Projeto ocorreu, através, de aulas expositivas dialogadas; ações de jardinagem e arborização; aula de campo; e construção de sala temática, com exposição de painéis/maquetes e a realização de recital e coreografias.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.
_____. A Geografia e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
COSTELLA, Roselane Zordan. SCHAFFER, Neiva Otero. A Geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo. Erechin: Edelbra, 2012.
FERREIRA, Adriana Angélica. FREITAS, Eliano de Souza M. (Org.). Meio ambiente em cena. Belo Horizonte: RHJ. 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.