“UM OLHAR PARA O MEU LUGAR”: PROJETO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA VICENZO GASBARRE

Autores

  • Aline dos Santos Lima IF Baiano http://orcid.org/0000-0002-0150-6586
  • Edinaldo da Silva Santos
  • Elisângela Barreto Silva
  • Jaqueline Araújo Quadros
  • Tainá Ribeiro de Souza
  • Leila Diana Teixeira Gomes
  • Marco Antônio Reis Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Conceitos geográficos, Meio Ambiente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações do Projeto “Um olhar para o meu lugar”, concebido como parte do plano de trabalho do Subprojeto Geografia do IF Baiano, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Edital CAPES 07/2018. O Projeto foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Vicenzo Gasbarre, na cidade de Jaguaquara-Ba. Propôs contribuir com o ensino contextualizado de Geografia na educação básica ao estabelecer uma conectividade da disciplina com a realidade de vida dos estudantes. A realização do Projeto ocorreu, através, de aulas expositivas dialogadas; ações de jardinagem e arborização; aula de campo; e construção de sala temática, com exposição de painéis/maquetes e a realização de recital e coreografias.

Referências

BRASIL. Chamada pública para apresentação de propostas Edital 07/2018 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 mar. 2018. Seção 3, p. 23

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.

_____. A Geografia e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

COSTELLA, Roselane Zordan. SCHAFFER, Neiva Otero. A Geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo. Erechin: Edelbra, 2012.

FERREIRA, Adriana Angélica. FREITAS, Eliano de Souza M. (Org.). Meio ambiente em cena. Belo Horizonte: RHJ. 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)