Educação Ambiental
uma abordagem escolar contextualizada no município de Santa Inês-Ba
Palavras-chave:
Meio ambiente, Impacto ambiental, Pibid, Santa InêsResumo
O presente trabalho propõe descrever as ações do Projeto Meio Ambiente em Foco, concebido a partir de inquietações dos discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do IF Baiano Campus Santa Inês vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Escola Municipalizada Góes Calmon, localizada na cidade de Santa Inês-BA. O Projeto foi construído com o objetivo de discutir a importância da preservação do meio ambiente, com ênfase nos recursos hídricos, em articulação com o cotidiano dos estudantes do Ensino Fundamental II da escola parceira do Programa. O Projeto foi organizado em três frentes: a) atividades nas aulas de Geografia ministradas pela professora supervisora do Pibid; b) rodas de conversas com estudantes que não cursavam a disciplina Geografia com a professora supervisora; c) evento de culminância com a participação de toda comunidade escolar. Para tanto, realizou-se, inicialmente, a revisão bibliográfica da temática para discussão em sala e aula. Posteriormente, foi feita a aplicação de questionário para levantamento de dados sobre o consumo de água na Escola Góes, além da culminância do Projeto com palestras e plantio de mudas.
Referências
BRASIL. Lei n°. 9.795, de 27 de abril de 1999. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRASIL. Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 fev. 1986.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.
FERNANDES, N. B. et. al. Capacidade de uso das terras na bacia hidrográfica do Jiquiriçá, Recôncavo Sul da Bahia. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, 2010. v. 11, n. 34. p. 105 - 122.
PIRES, J. S. R; SANTOS, J. E; DEL PRETE, M. E. A utilização do Conceito de Bacia Hidrográfica para a Conservação dos Recursos Naturais. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. F. M. Conceitos de bacias hidrográficas. Ilhéus: Editus, 1, 2005. p. 17-35.
RODRIGUES, Marco Antônio Reis. Avaliação da qualidade da água do Rio Jiquiriçá a jusante da cidade de Ubaíra-Bahia-Brasil através de variáveis físicas, químicas e biológicas. Ilhéus: UESC, 2008. (Mestrado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente).
SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Estatística dos municípios baianos. Salvador: SEI, 2011. v. 17; p. 398
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trilhas - Revista de Extensão do IF Baiano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o trabalho submetido à Revista Trilhas da Extensão do Instituto Federal Baiano é inédito e de minha/nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.