Educação Ambiental

uma abordagem escolar contextualizada no município de Santa Inês-Ba

Autores

  • Aline dos Santos Lima IF Baiano http://orcid.org/0000-0002-0150-6586
  • Ana Cristina dos Santos Cavalcanti
  • André Santos de Castro
  • Henrique Silva Santos
  • Marco Antônio Reis Rodrigues
  • Renaildo Santos da Silva
  • Tainy Caldas dos Santos
  • Valdiane Souza de Argolo

Palavras-chave:

Meio ambiente, Impacto ambiental, Pibid, Santa Inês

Resumo

O presente trabalho propõe descrever as ações do Projeto Meio Ambiente em Foco, concebido a partir de inquietações dos discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do IF Baiano Campus Santa Inês vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Escola Municipalizada Góes Calmon, localizada na cidade de Santa Inês-BA. O Projeto foi construído com o objetivo de discutir a importância da preservação do meio ambiente, com ênfase nos recursos hídricos, em articulação com o cotidiano dos estudantes do Ensino Fundamental II da escola parceira do Programa. O Projeto foi organizado em três frentes: a) atividades nas aulas de Geografia ministradas pela professora supervisora do Pibid; b) rodas de conversas com estudantes que não cursavam a disciplina Geografia com a professora supervisora; c) evento de culminância com a participação de toda comunidade escolar. Para tanto, realizou-se, inicialmente, a revisão bibliográfica da temática para discussão em sala e aula. Posteriormente, foi feita a aplicação de questionário para levantamento de dados sobre o consumo de água na Escola Góes, além da culminância do Projeto com palestras e plantio de mudas.

Referências

BAHIA. Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bacia hidrográfica do Jiquiriçá, Recôncavo Sul da Bahia. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, 2010. v. 11, n. 34, p. 105 – 122.

BRASIL. Lei n°. 9.795, de 27 de abril de 1999. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 fev. 1986.

CAVALCANTI, L. de S. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16.

FERNANDES, N. B. et. al. Capacidade de uso das terras na bacia hidrográfica do Jiquiriçá, Recôncavo Sul da Bahia. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, 2010. v. 11, n. 34. p. 105 - 122.

PIRES, J. S. R; SANTOS, J. E; DEL PRETE, M. E. A utilização do Conceito de Bacia Hidrográfica para a Conservação dos Recursos Naturais. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. F. M. Conceitos de bacias hidrográficas. Ilhéus: Editus, 1, 2005. p. 17-35.

RODRIGUES, Marco Antônio Reis. Avaliação da qualidade da água do Rio Jiquiriçá a jusante da cidade de Ubaíra-Bahia-Brasil através de variáveis físicas, químicas e biológicas. Ilhéus: UESC, 2008. (Mestrado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente).

SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Estatística dos municípios baianos. Salvador: SEI, 2011. v. 17; p. 398

Downloads

Publicado

2023-08-09

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)